X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Empreendedorismo como um caminho de sucesso?


caminhos-duvidas

Artigo por Luis Guilherme Zamarian*

Até a geração passada, muitos associavam o sucesso profissional como entrar em grandes empresas multinacionais e construir uma carreira dentro dela. Fazer parte de grandes nomes como P&G, Unilever, Ambev, Itaú, Bradesco, Santander, Petrobras, Odebrecht e outros gigantes representava não somente bons salários e estabilidade, mas também o seu status social.

Essa tradição ainda é representativa, porém, vem sofrendo uma grande mudança. O perfil de trabalho dos jovens profissionais tem migrado para empreendedorismo devido às grandes contribuições da revolução digital, intenso uso de smartphones, aplicativos, gadgets que abriram portas a um novo mercado digital com grandes oportunidades a serem exploradas. Estes jovens sonham cada vez mais em abrir seu próprio negócio por meio da concretização de Startups, enfrentando grandes e inúmeros desafios. Mundo dos negócios, chamado de “startup”.

Brasil como o ambiente de empreendedorismo

Segundo a pesquisa realizada pela GEM (Global Enterpreuneuship Monitor), o Brasil atualmente é o 4º país do mundo com o maior número de empreendedores. Ainda segundo a GEM, 43,5% dos brasileiros sonham em empreender enquanto apenas 24,7% querem seguir com a carreira nas empresas.

Muitos consideram o Brasil como um bom país para empreender, mas será que isso é verdade?  Segundo a reportagem do jornal Estadão, o crescimento econômico robusto, combinado a grandes melhorias nas políticas de incentivo à inovação, torna o Brasil verdadeiro celeiro de jovens empreendedores. Entre os membros do G20, o Brasil é o 3º ambiente mais favorável ao empreendedorismo, atrás apenas de EUA e China, e ligeiramente acima da Alemanha e Canadá. Entre os jovens empreendedores brasileiros, 58% acreditam que o país é o melhor do G20 para negócios.

Integração do empreendedorismo com a tendência de mercado

Alinhando estes fatores macroeconômicos com as tendências de negócios mundiais, é possível perceber a grande valorização do comércio online para os empreendimentos. O termo ecommerce já é bastante popular para aqueles que querem abrir um seu próprio negócio, pelo grande benefício da facilidade do acesso à população não somente nacional, mas também internacional.

No Brasil, atualmente há inúmeras Startups de ecommerce. Dentre elas, uma Startup mais conhecida é a Netshoes. Muitos já devem reconhecer este nome, pelo seu alcance dentro do mercado de calçados. Ela oferece uma grande variedade de produtos de diversas marcas nacionais e internacionais. Outro grande exemplo é a Zocprint, uma gráfica online que vende produtos personalizados. Será que este modelo realmente é aceito no mercado brasileiro? A resposta é sim. Em menos de 2 anos já é um dos líderes do mercado nacional. Não se restringindo apenas a materiais gráficos como cartão de visita, flyers, banners e carimbos, a empresa também diversifica o seu portfólio para canecas e capas de celular personalizadas.  Analisando um pouco mais esses dois modelos de negócios, a ideia de vender um produto já saturado no mercado não é nenhuma inovação. O grande diferencial é o fato de terem migrado o ponto de venda para o mercado online, no qual é possível alcançar consumidores de todo o território nacional e também internacional. Olhando também este meio de venda, será que vender via internet é uma inovação, sendo que já existia há um tempo, e há diversas empresas atuando e competindo entre si, explorando diferentes tipos de negócios? A resposta seria mais negativa.

Resumindo…

Resumindo toda a história, será que para empreender uma grande ideia inovadora é realmente necessária? Os exemplos acima mostram que nem todos os modelos bem sucedidos partem de ideias revolucionárias. O grande segredo do sucesso está no planejamento, timing e proatividade para que a sua ideia possa sair do papel e se concretizar. Se você possui uma ideia, que tal tomar a iniciativa e começar a estruturar, tirando-a da sua cabeça?

*Artigo por Luis Guilherme Zamarian, Marketing da Zocprint

Image: Businesswoman doing decision via Shutterstock

O post Empreendedorismo como um caminho de sucesso? apareceu primeiro em Startupi.com.br.

b dEszDsOao

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot