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Empresas apostam em ações com QR Code para agregar valor à marca


O Quick Response Code (QR Code), códigos para leitura pelo celular, é uma novidade que está aparecendo com mais frequência em revistas, campanhas publicitárias, sites e outdoors. O acesso à internet e as diversas possibilidades de aplicativos para dispositivos móveis estimulam as empresas a investirem em tecnologias para esses aparelhos. Conforme dados do Ibope Nielsen do 1º semestre de 2012, quase 40% dos aparelhosmóveis são smartphones, correspondendo a 36% do total. O índice deixa o Brasil em 3º lugar entre os países emergentes, incluindo China, Índia e Rússia.

Ainda pouco conhecido e utilizado no Brasil, o QR Code é caracterizado por um código de barras bidimensionais, cuja leitura pode ser feita por um aparelho com câmera e aplicativo específico. O acesso ao conteúdo é feito com um aplicativo instalado no celular, posicionando a câmera para escanear o código. A tela exibe o trecho de um texto ou o link para direcionamento a algum site.

O diretor-presidente da Web Consult e especialista em inteligência digital, Leonardo Bortoletto, afirma que as empresas que souberem utilizar o QR Code usufruirão da potencialidade e possibilidades dessa tecnologia. “Os códigos podem ajudar as organizações em ações, agregar valor à marca, ao produto e ao serviço e, consequentemente, fidelizar clientes. A tendência é que os usuários utilizem cada vez mais o QR Code com o aumento gradativo de smartphones”, alerta.

O código QR possui uma funcionalidade moderna e empresas já estão apostando para atrair ainda mais clientes para suas lojas, marcas, produtos e serviços. “Algumas tradicionais empresas de e-commerce já desenvolveram um catálogo para acessar produtos pelo QR Code. Até bancos já inovaram no modo de pagar as contas com o aplicativo lendo a imagem e decifrando os dados do boleto para o pagamento”, exemplifica Bortoletto.

O especialista também dá dicas para as empresas utilizarem os códigos: devem priorizar uma mensagem que tenha valor para o cliente, assim como, no caso de links de direcionamento, disponibilizar uma página que seja de fácil acesso. “As peças impressas estão gerando mais impacto e, portanto, investir em anúncios em revistas, jornais e embalagens é uma opção bastante viável”, ressalta.

QR Code como estratégia de marketing

O sistema vem sendo aplicado em diversas áreas, sendo perceptível a presença constante em anúncios publicitários. De acordo com Tiago Azevedo, analista de redes sociais da PAD Comunicação, especializada em comunicação visual e mídia exterior, o QR Code é considerado por alguns profissionais de marketing uma estratégia inovadora para auxiliar na fidelização do cliente e repassar informações consistentes e exclusivas sobre marcas. Tiago explica que as melhores campanhas passaram a valorizar canais alternativos para chegar até o cliente, transpondo apenas a criatividade de um bom repertório.

“Outra característica a favor do QR Code é o crossmedia, conceito com grande repercussão na área de comunicação e marketing. O princípio é trabalhar de forma integrada várias mídias com o objetivo de fazer a marca participar da vida do consumidor, a partir do momento que transfere conteúdos de relevância e promove uma interação espontânea. A PAD, valorizando esses aspectos, tem elaborado projetos de comunicação visual com o QR Code que serão implantados ao longo do ano. Além da informação visual imediata, com o código as pessoas conseguem acessar informações exclusivas, como participar de promoções, fotos ou músicas”, completa.

Azevedo ressalta que é importante para toda agência que deseja utilizar este tipo de estratégica, o projeto precisa estar bem estruturado e conectado com as características do cliente. Por isso, um planejamento detalhado é sempre muito eficaz.

Via Zoom Comunicação.

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