X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Engenheiros montam 64 Raspberries Pi como se fossem Lego em um supercomputador


Sabe aquela história de que um graveto sozinho é fraco, mas junto de vários outros gavetos ele se torna forte? Pois a mesma máxima também é válida para computadores. Foi o que provaram os engenheiros da universidade de Southampton, no Reino Unido, que construíram um supercomputador a partir de 64 modestos Raspberry Pi ligados em conjunto.

Como parte de um experimento, o grupo decidiu construir uma máquina com a mesma arquitetura de um supercomputador, mas gastando a menor quantidade de dinheiro possível. E o eleito para dar vida ao projeto foi o pequenino Raspberry Pi, que pode ser adquirido (lá fora) por camaradas US$ 35.

Como cada unidade do computadorzinho tem processador de 700 MHz e armazena até 16 GB unidades de cartão SD, juntos os 64 Raspberry Pis resultaram numa máquina com 11 GHz de processamento e mais de 1 TB de espaço em “disco”. O sistema operacional é o Debian, e o pequeno grande computador foi batizado de Iridis-Pi, em homenagem à supermáquina (de verdade) Iridis, que pertence à universidade.

cc RwIeWalIc

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo