Gostaria de falar um pouco sobre estratégias de SEO e de que forma isso pode ser usado a seu favor. Esse post pode ser interessante tanto para um profissional de SEO como para profissionais que tenham o próprio negócio e querem entender um pouco mais sobre o assunto. Vamos lá.
O SEO produz inúmeros benefícios. Eles incluem uma maior área de visibilidade nas páginas de resultado dos mecanismos de busca (search engine results pages, ou SERP), um fator de confiança histórico e um custo menor de propriedade. Os benefícios do SEO são bastantes duradouros. A seguir, exploraremos tais benefícios de forma mais detalhada.
De acordo com uma pesquisa feita pela iProspect, mais de 60% de usuários clicam em resultados orgânicos de busca. Portanto, a maioria das pessoas confia nesses resultados. Otimizar as palavras-chave de nicho ajuda na obtenção de maiores taxas de conversão.
Vantagens do SEO:
- Menor custo (tempo);
- Benefícios a longo prazo sustentáveis;
- Intensifica o crescimento natural do site deste que haja garantia de conteúdo atrativo;
- Confiança;
- Maior taxa de conversão.
O Processo de SEO
O processo de SEO pode ser desmembrado em seis fases gerais. Elas incluem abertura, elaboração, execução, monitoramento e ajustes. A figura abaixo mostra as fases conectadas com flechas. Note que o processo de SEO é altamente interativo. Cada fase possui seu próprio corpo de conhecimento. Também note que a figura usa flechas para indicar a ordem relativa de cada fase e arcos para indicar a natureza interativa do processo de SEO.
Análise da concorrência: uma vez que você conhece o tipo de seu negócio e quais suas expectativas, é hora de ver o que os outros estão fazendo. Estudam-se todos os “players” em uma área de negócios e levantam-se as posições que ocupam agora e como chegaram até lá, além de se descobrir quem está vinculado a eles.
Avaliação do estado atual: primeiro verifica-se o ranque atual do site (se houver) e, em seguida, começa-se a examinar os fatores internos on-page (das páginas e do site), incluindo idade do site, tags, estrutura de links internos, conteúdo duplicado, armadilhas para mecanismos de buscas e outros tópicos. Ao mesmo tempo, observam-se os fatores externos.
Pesquisa de palavras-chave: a pesquisa de palavras-chave é o ato de se identificar e ter como meta palavras-chave específicas, com o objetivo de criar referências relevantes nos mecanismos de busca. A pesquisa de palavra-chave não se aplica à seleção do nome do domínio, links de entrada, composição de links, listas de diretórios e muitos outros elementos. A questão básica é sempre quais palavras-chave deve se ter como meta. A resposta é sempre a mesma. Você terá como meta as palavras-chave mais populares (amplas) ou as palavras mais voltadas a nicho (restritas).
Gostaria de ter a sua opinião sobre o assunto. Entre em meu site e diga o que acha.
Por Michel Oliveira, diretor da SEO & Links Patrocinados.