X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Entrevista com Luisa Ribeiro da Gema Aceleradora


Aceleradora GEMA

A nova aceleradora Gema tem como fundadora Luisa Ribeiro, que também fundou e dirigiu uma das primeiras aceleradoras do país, a Papaya Ventures. Luisa falou com o Startupi e contou um pouco mais da nova aceleradora.

luisa_ribeiro (1)

A empreendedora formada em engenharia concebe a Gema, uma aceleradora voltada para negócios B2B, pouco tempo depois do fechamento da Papaya, porém não fala sobre sua primeira aceleradora, que já parece estar no passado.

Confira a conversa com Luisa Ribeiro:

Por que a aceleradora é focada apenas em negócios B2B?

Diferentemente dos modelos B2C, que de uma hora para outra podem viralizar e conquistar milhões de usuários, as startups B2B exigem mais paciência para decolar. Porém, elas têm o poder de gerar receita desde o primeiro dia, o que é algo fundamental para startups. Acreditamos em geração de receita antes de qualquer coisa.

Além disso, entendemos que no Brasil, negócios B2B são mais concretos e viáveis para saída do investimento, via aquisição, por exemplo, dado a fase de maturidade (ou falta de) do nosso ecossistema.

A Gema exige um negócio em funcionamento, por que uma ideia ainda não validada não pode entrar na aceleradora?

O processo de validação faz parte do programa de aceleração mas isso não significa que o produto não esteja em funcionamento. Agregamos mais valor em uma fase onde o produto tenha sido pensado, testado, mudado, os membros da equipe já tenham trabalhado junto. Afinal, os seis meses de aceleração presencial passam bem rápido.

Quantas startups a Gema terá no máximo?

Até 10 startups a cada 6 meses.

Vocês vão ficar com uma parte da empresa acelerada?

Ficaremos com, em media, 15% a 20%.

Existe algum nicho de empresa dentro das B2B que interessa mais a vocês?

Não temos um foco específico dentro do modelo B2B, mas avaliamos as áreas nas quais podemos agregar mais valor. Mobilidade é uma delas.

Caso uma candidata a aceleração não tenha alguns dos funcionários que vocês “exigem”, ela pode contratar após a aprovação do projeto pela Gema?

A avaliação do time faz parte do processo seletivo. O que pode acontecer é que, caso exista um interesse mútuo entre a Gema e “ela”, deixamos como “dever de casa” que ela complete a equipe e volte no próximo ciclo.

Vocês falam em ser uma aceleradora que deixa a startup se focar menos na burocracia. Vocês acham que é isso que desvia o foco das startups, a burocracia?

Sim. Os empreendedores muitas vezes estão empreendendo pela primeira vez e precisam tomar decisões importantes que vão afetá-los no âmbito tributário, por exemplo. Além disso, a burocracia demanda tempo deles; tempo esse que é super precioso nesse momento e que deve ser usado para criar um produto fantástico.

Qual o objetivo maior da Gema como aceleradora e o que a diferencia das outras?

Queremos aumentar as chances de sucesso das startups, que sejam negócios sustentáveis e “redondos”– contábil e juridicamente preparadas para crescerem–, rentáveis acima de tudo. Por isso estamos oferecendo o apoio completo acima da média para tal.

O post Entrevista com Luisa Ribeiro da Gema Aceleradora apareceu primeiro em Startupi.com.br.

afab MdiMEkPg

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot