X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Especialista fala sobre colocar os negócios em primeiro lugar mesmo em família


Dentre dilemas enfrentados por em­presas de controle familiar, a questão da dificuldade em levantar financiamentos para seus projetos de longo prazo pode inviabilizar seu desenvolvimento. A limita­ção de recursos próprios pode prejudicar a sua posição no mercado ou mesmo o seu crescimento, fazendo-se necessária a busca por capital de terceiros para aten­dimento de necessidades estratégicas e financeiras.

Para os investidores, empresas sob controle familiar são geralmente conside­radas investimento de grande risco, pois há uma forte tendência em priorizar os interesses da família diante dos interesses de outras partes que se relacionam com a empresa: com o poder de voto predomi­nante e o envolvimento com a administra­ção, há maior facilidade na implementação de políticas e projetos que beneficiem a si próprios, em detrimento do desempenho da empresa. Assim, uma das principais preocupações dos investidores em se tra­tando de empresas de controle familiar é assegurar que as famílias possam gerir as empresas e os recursos aportados de for­ma a atender aos interesses e expectativas de retorno do capital investido.

Todavia, a captação de recursos por empresas sob controle familiar junto a investidores estratégicos é viável median­te ações que assegurem que as decisões corporativas sejam tomadas no melhor interesse dos investidores, conhecido e tratado no mercado como boas práticas de governança corporativa.

O conceito de governança corporativa não se restringe às empresas que possuem capital aberto e são listadas em bolsa. Este conceito é aplicável a todas as empresas que buscam uma relação de transparência e confiança com as partes com que man­têm algum relacionamento. Governança corporativa é um conjunto de princípios e mecanismos que objetivam assegurar que investidores e acionistas obtenham o retorno esperado do capital investido. A adoção de boas práticas de governança corporativa promove ações de transparên­cia na divulgação de informações, presta­ção de contas dos executivos, acionistas e demais stakeholders, de equidade (trata­mento justo de todos os sócios e demais partes interessadas) e de responsabilidade corporativa.

Sob a ótica da governança, para que sejam viabilizadas linhas de financiamento de longo prazo, as empresas de controle familiar devem adotar instrumentos como a existência de uma diretoria executiva e conselho de administração. Destacam-se também práticas como a adoção de Código de Ética e Conduta, publicação das informações contábeis e estabeleci­mento de um plano de sucessão. Estes instrumentos permitem ao investidor um monitoramento mais efetivo da evolução de seus investimentos e permite às em­presas investidas, além do recebimento dos recursos almejados, a disseminação de conhecimento entre agentes e contro­ladores e a diminuição e até eliminação de possíveis conflitos internos em prol da continuidade da organização.

por Emiliana Condack, da Leme Investimentos

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot