X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este microchip inspirado no cérebro humano é 9.000 vezes mais rápido do que PCs tradicionais


Acima está o Neurogrid: uma placa de silício inspirada no cérebro humano, que é 9.000 vezes mais rápida do que simuladores cerebrais de computadores normais e usa muito menos energia para ser iniciado.

Desenvolvido por uma equipe de bioengenheiros de Stanford, nos EUA, este não é exatamente o primeiro microchip a usar o cérebro humano como fonte de inspiração – isso ocorre até que com bastante frequência. No entanto, ele é capaz de simular mais neurônios do que tentativas anteriores, e usa menos energia do que o necessário para manter um iPad ligado. A pesquisa foi publicada em um artigo na Proceedings of the IEEE.

Não é por menos que cientistas querem recriar o cérebro em silício: mesmo o córtex de um rato pode operar 9.000 vezes mais rápido do que um PC, e o computador ainda usa 40.000 vezes mais energia. E aí entra em ação o Neurogrid, que usa 16 chips “Neurocore” customizados para simular um milhão de neurônios e milhões de conexões sinápticas. É 9.000 vezes mais rápido, e 100.000 vezes mais eficiente em energia do que uma simulação de 1 milhão de neurônios em um computador pessoal.

Compreensivelmente, portanto, este protótipo custa US$ 40.000 – mas, infelizmente, não é tão fácil programar para ele. Kwabena Boahen, um dos pesquisadores, explica:

Atualmente, você precisa saber como o cérebro funciona para programar em um desses. Queremos criar um neurocompilador para que você não precise saber nada sobre sinapses e neurônios para conseguir usar um desses.

De fato, a ideia é usar o dispositivo para controlar próteses de membros para pessoas com paralisia – uma aplicação adequada para um cérebro sintético. Mas há muito mais potencial aqui, por isso é importante tentar torná-lo mais barato – e, assim, mais prático para o mundo real.

Atualmente, os 16 Neurocores, cada um com 65.536 neurônios, estão usando uma tecnologia de fabricação de 15 anos de idade. Mudar para práticas modernas poderia reduzir o custo em 100x, e a placa custaria US$ 400. E então ela poderia ser usada para controlar praticamente qualquer coisa.  [Proceedings of the IEEE via Stanford]

eaef DPLZzmPEMk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot