X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este robô mata o vírus do ebola usando o poder da luz


O ebola se tornou uma epidemia na África, devastando centenas de vidas. Também surgiram alguns casos isolados nos EUA e Europa, que estão mais preparados para lidar com a doença. Além de instalações médicas mais avançadas, eles podem contar com este robozinho que mata o vírus do ebola usando luz ultravioleta.

>>> Por que ainda não temos uma vacina para o ebola

Você já conhece os raios UV-A e UV-B, que deixam a pele bronzeada ou causam queimaduras, dependendo de sua intensidade. No entanto, o robô da Xenex produz ultravioleta-C, que é normalmente filtrada pela camada de ozônio da Terra.

Por causa disso, bactérias e vírus não têm defesas contra os raios UV-C: o DNA deles absorve a luz e sofre danos, matando os germes e impedindo que eles infectem outras pessoas.

O vídeo acima demonstra como ele é utilizado: primeiro, o enfermeiro expõe todas as superfícies de contato – laterais da cama, gavetas etc. – para a luz ultravioleta ter mais eficácia. Depois, ele coloca um cone preto próximo à porta do quarto: dessa forma, o robô pode detectar movimentos e parar de funcionar caso entre alguém (raios UV-C são danosos para humanos também).

Há ainda um cone laranja para colocar fora do quarto: ele alerta que ninguém pode entrar, e avisa quando o robô tiver terminado seu trabalho. Também é possível interromper manualmente a emissão de UV-C usando este cone. Vale notar que essa luz ultravioleta não pode atravessar paredes, vidro ou janelas.

Este robô está sendo usado em Dallas, onde os médicos estão tratando o primeiro paciente do ebola nos EUA. No entanto, ele pode matar outros germes, como C. difficile (que causa inflamação do cólon) e MRSA. [KENS5 via Mashable]

Imagem por Xenex

O post Este robô mata o vírus do ebola usando o poder da luz apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

dc qwu KqnKEp

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot