X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Este sistema usa ultrassom para controlar o Windows 8 com gestos no ar


O Windows 8 foi feito com telas sensíveis a toques em mente, mas não está limitado a elas. Além do mouse e dos touchpads de notebooks convencionais, há muito espaço para coisas que sequer imaginamos. Que tal controlar o sistema fazendo gestos no ar sem depender de câmeras? É o que promete a Elliptic Labs.

Vendo o vídeo (abaixo), fica-se com a sensação de que se trata de algo parecido com o Kinect, ou o Leap Motion. Mas não se engane: a tecnologia é bem diferente. Os resultados, também.

Em vez de confiar em uma câmera ou sensores para a captura dos movimentos, o sistema da empresa norueguesa interpreta ultrassons com a ajuda de pequenos microfones e “transdutores de ultrassom” embutidos no notebook. As vantagens são várias: o campo de visão é mais largo, ele funciona mesmo no escuro e, de acordo com Morhan Kjolebakken, gerente de produtos da empresa, é bem mais ágil em responder aos comandos.

Como é algo que depende de hardware, não dá para brincar com a tecnologia em equipamentos atuais. No momento a Elliptic Labs está firmando acordos com fabricantes, na esperança de que os primeiros modelos equipados com o sistema cheguem ao mercado daqui a 12 ou 14 meses.

O grande chamariz para emplacar o jeitão Minority Report de usar o computador? Windows 8. Para cada novo comando implantado pela última versão do sistema operacional da Microsoft, há um equivalente “touchless” aqui. Já existe também um SDK, para que desenvolvedores explorem as possibilidades e preparem apps que façam uso da tecnologia, além de um “kit para iniciantes” voltado a desenvolvedores e fabricantes interessados em trabalhar com ela.

E isso pode ser só o começo. Depois de notebooks, Kjolebakken disse que espera ver esses gestos chegarem a tablets, smartphones e até carros. Deve ser meio engraçado ver alguém balançando o braço na frente da tela do computador, mas nada deve superar o mesmo acontecendo dentro de um carro. [Cnet via Engadget]

fec di
bd WFBqxEBrM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot