X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

“Este telefone está fora da área de cobertura”


cbf results

Nesse último carnaval, no lugar da costumeira praia, que é destino regular do pessoal de São Paulo, resolvi fazer uma road-trip pelo interior de São Paulo e Paraná.

Nessa aventura passei por várias cidadezinhas, como Itararé/SP (48mil hab.), Castro/PR (68mil hab.) e Morretes/PR (16mil hab.), e Ribeira/SP (3,5mil hab.), e visitar, ainda que brevemente, tantos lugares gerou vários insights interessantes.

O primeiro foi o do poder que uma rede ampla de internet pode representar. Em quase todas as cidades havia conexão 3G, e em todas o iPhone acabava captando uma meia dúzia de redes wi-fi (quase todas com senha, infelizmente =P). E a gente em São Paulo não percebe muito bem o impacto que isso tem, mas se imagine em uma cidade isolada, a pelo menos 2horas da cidade mais próxima, e a várias horas da capital. Com uma rede de conexão tão distribuída, o isolamento geográfico se dissolve.

Por outro lado, um exercício que fiz nesses dias foi o de tentar usar o Foursquare em cada uma das cidades onde passei. (Não sabe o que é Foursquare? Veja esse ótimo post do @Interney explicando).

Enquanto algumas cidades nem existiam (como Taquarivaí ou Ribeira), outras tinham alguns poucos locais cadastrados, sempre por uma ou duas pessoas. Meu primeiro pensamento, em tom de brincadeira, foi o de que as cidades precisam de mais pessoas assim, que cadastrem mais venues no Foursquare. Mas depois percebi que as cidades precisam mesmo de mais pessoas assim, de embaixadores digitais.

Eu mesmo sou de Resende/RJ, cidade de 120mil hab., e com frequência acabo servindo como um “apresentador” de novidades para amigos e familiares. Várias pessoas de lá nunca tinha manipulado um iPhone, usado o Twitter ou Foursquare, e por meu intermédio tiveram contato com esse universo.

A questão é que mesmo com a facilidade de conexão que eu cito no começo do texto, ainda é importante a existência de pontos de referência para esse público, que muitas vezes até tem os meios, mas que por falta de interesse ou oportunidade, fica afastado do contexto que em uma capital é muito mais presente.

Então, na próxima vez que estiver visitando terras distantes, não deixe de fazer seu check-in no Foursquare, ou postar uma foto pelo Instagram. Quanto mais gente conectada, e participando, mais interessante fica a brincadeira.

Lucas Couto (@lucascsantos) é sócio-curador do Social Media cbf lucascsantos smwWeek/SP, e fã de tudo que envolva os temas mídias sociais, cultura digital e empreendedorismo.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot