X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Estrela da Morte? Não, é assim que motores a jato são testados


Para garantir a segurança de 730 milhões de norte-americanos que viajam anualmente de avião, todos os motores precisam passar pelo árduo teste de segurança da FAA, a agência norte-americana de aviação. Isso inclui uma série de testes no chão que sujeitam os motores a grandes rajadas de vento a simulações de choque com aves. Mas como é possível reproduzir as condições idênticas do teste para medidas precisas de performance? Usando um defletor de vento de quase 10 metros de largura, é claro.

Tecnicamente, eles são conhecidos como Estruturas de Controle de Turbulência (TCS, da sigla em inglês) e foram patenteados em 1981 por uma dupla de engenheiros da Boeing, ulrich W. Ganz e Paul C. Topness. Originalmente desenvolvido para manter uma carga estática no motor enquanto faz testes de nível de barulho, cad TCS foi distribuído em um “quadro icosaédrico de frequência 9 modificado” em um design que lembra uma colmeia de abelha.

Quando ligado a um motor, o design do TCS suaviza e normaliza o fluxo do ar dentro dele. “Você acaba com a variação de entrada de fluxo de ar induzida”, explica o engenheiro Jose Gonsalez, da GE Aviation. “Você não quer uma variável quando coleta dados de performance durante vários dias em diferentes condições.” E ao firmar a carga de trabalho do motor durante o curso do teste enquanto elimina a interferência do vento transversal, os engenheiros conseguem extrair o melhor impulso e dados de consumo e combustível também.

Antes do advento do TCS, fabricantes e reguladores precisavam esperar por condições de clima calmo – como o começo da manhã ou o fim da tarde – e tolerar uma grande variação de medidas. No entanto, o TCS conseguiu grande adoção pela indústria. O TCS das imagens abaixo, por exemplo, fica em Ohio, nos Estados Unidos. Foi construído com 300 lâminas de alumínio ligadas a folhas de aço perfuradas, mede mais de 10 metros de largura e pesa mais de 13 toneladas. [GE Reports – USPTO – Imagens: General Electric]

Veja como se parece por dentro:

inside

Como se parece visto por trás:

xlarge

Como se parece visto bem de longe:

Aviation

cda lVBkuWcyJ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot