Dados preliminares da pesquisa “Compras via e-commerce no Natal de 2012” divulgados nesta manhã pela empresa eCRM123, aponta que 39% dos respondentes da pesquisa acham ótimo o e-commerce nas redes sociais, 37% qualificaram como bom, 14% regular, 5% péssimo e outros 5% não opinaram.
Questionados sobre como é o suporte das empresas por meio das redes sociais, 62% dos entrevistados afirmaram que o atendimento é ótimo, 31% disseram ser bom e 7% acham o serviço regular. Os participantes também deram opinião sobre qual a rede social que gostariam de obter suporte após as compras online. O Facebook liderou a preferência como a rede social onde 77% dos consumidores buscariam ajuda após a compra. O Twitter e o Google Plus ficaram em segundo e terceiro lugares, com 7% e 5%, respectivamente. Apenas 3% dos entrevistados preferiram outras redes sociais e 6% não opinaram.
De acordo com José Jarbas, CEO da eCRM 123, “resolvemos pesquisar o varejo eletrônico por acreditar que este é o segmento que mais tem condições de aperfeiçoar,prontamente, o gerenciamento do relacionamento com os consumidores”, explica. “Notamos que os varejistas online ainda precisam de ferramentas de marketing digital e de CRM social para conseguir atingir a qualidade oferecida por empresas semelhantes de países da Europa ou os EUA”, completa.
A pesquisa é parte da apresentação feita aos participantes do evento Socl Day, transmitido ao vivo, nesta segunda-feira (5). O Socl Day conta com a presença de profissionais de marketing que discutem o relacionamento nas redes sociais e o varejo online. Entre os executivos presentes estão Flávio Motonaga (fundador da Libero+); Luciano Tadeu (fundador Tubaína Digital) e Kleber Lopes (da D’Zuca).
Os dados preliminares da pesquisa “Compras via e-commerce no Natal de 2012” são referentes ao período de 5 de outubro e 1º de novembro, e foi realizada com aproximadamente 130 pessoas, maiores de 16 anos. Todos os respondentes foram cadastrados no site da eCRM e tiveram seus e-mails checados.
Via divulgação Rosa Arrais.