X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Faturamento do setor de franquias cresceu 16%, com destaque para Turismo


A Associação Brasileira de Franchi­sing (ABF) anunciou no início de mar­ço os números consolidados sobre o desempenho do segmento em 2012. O faturamento total ficou na casa dos R$ 103 bilhões, crescimento 16,2% supe­rior ao de 2011. Há quase uma década, ano a ano, o franchising tem perfor­mance positiva diversas vezes superior ao desempenho do PIB nacional que, em 2012, foi de 0,9%, conforme divul­gado pelo IBGE.

De acordo com o estudo realizado anualmente pela ABF, o franchising bra­sileiro gerou em 2012 mais de 103 mil novos empregos diretos, crescimento de 12,3% em relação ao ano anterior e totalizando 941 mil empregados. Em número de redes, cresceu 19,4%, sal­tando de 2.031 marcas, em 2011, para 2.426 em 2012. Já em relação ao núme­ro de unidades ou pontos, o segmento expandiu de 93.098 no ano de 2011, passando para 104.543 em 2012.

Para 2013, a expectativa é crescer 16% em faturamento, 9% em novas re­des e 11% em novas unidades. A ABF projeta ainda mais de 11% de cresci­mento na geração de novos postos de trabalho para este ano.

O setor que mais cresceu em fatu­ramento foi Hotelaria e Turismo, com 97,8%. Logo em seguida vieram Lim­peza e Conservação, com crescimento de 44,5%, e Informática e Eletrônicos, com 32,5%. Por outro lado, os setores com menor desempenho foram, pela ordem, Fotos, Gráficas e Sinalização, com expansão de 1,6%; Negócios, Ser­viços e Outros Varejos, setor líder em faturamento, mas com apenas 2,6% de crescimento; e Educação e Treinamen­ to, com 10,3%.

Para Cristina Franco, presidente da ABF, os números revelam a maturidade conquistada pelo franchising. “Crescer acima de 10% a 15% todos os anos, um sobre o outro, há quase uma década, revela a solidez adquirida pelo segmen­to. Se fôssemos um país, nosso cresci­mento seria mais do que o dobro do da China, um fenômeno em matéria de desempenho”, comemora a presidente. Na opinião de Ricardo Camargo, diretor-executivo da entidade, é considerado normal que o comportamento do setor de Fotos, Gráficas e Sinalização tenha tido uma performance tão tímida, já que há uma mudança comportamental mundial do consumidor neste ramo. “As pessoas estão deixando de revelar e imprimir suas fotos e imagens fora de casa, estão fazendo isso em equipamen­tos caseiros, impactando diretamente no modelo do serviço. Certamente ha­verá uma migração, uma transformação neste formato”, prevê.

Por outro lado, a ABF considerou extremamente positiva a explosão do setor de Hotelaria e Turismo (97,8%), bem como de Limpeza e Conservação (44,5%), ou mesmo de Informática e Eletrônicos (32,5%). “Assim como a vida moderna impactou negativamente na área de fotografia e gráficas, acabou permitindo um amplo crescimento em turismo, serviços e equipamentos ele­trônicos. No caso de Limpeza e Conser­vação, podemos dizer que o fato de a mulher estar definitivamente trabalhan­do fora de casa e a elevação no valor dos salários das domésticas foram de­terminantes na expansão das franquias de lavanderias, como 5àSec e DryClean USA. Já no caso de Hotelaria e Turis­mo, o que motivou, especialmente, a expansão atípica desta categoria foi o ingresso de novos players como a CVC, por exemplo, que adotou o formato de franchising, trazendo consigo cerca de 700 novas unidades e um faturamento agregado considerável”, avalia o diretor. Em Informática e Eletrônicos, ainda se­gundo Camargo, o que motivou a forte aceleração de 32,4% foi a entrada de fa­bricantes de equipamentos ou operado­ras de telefonia expandindo suas opera­ções pelo formato de franquias, caso da Nokia, Samsung e Oi Franquias.

Avaliando o desempenho dos nú­meros por quantidade de novas redes ou marcas, não se constata uma explo­são tão acentuada em nenhuma das ca­tegorias avaliadas, mas observa-se que o setor de Hotelaria e Turismo lidera o crescimento. “Como o franchising já está maduro, estabelecido, e tínhamos, até o ano passado, mais de 2 mil redes, é um crescimento bem alto termos 19,4% em novas marcas. Saltamos de 2.031 para 2.426. Este comportamento positivo pode ser explicado pelo ingres­ so de negócios que foram convertidos para o nosso formato. Também por marcas que realmente nasceram duran­te o ano passado, ou mesmo por redes que não apareciam, ainda não eram captadas por nossos radares e passa­ram a despontar em 2012”, comenta a presidente. Também surgiram novos negócios em agências de intercâmbio ou redes de hotelaria, como o Grupo Wyndhan, rede americana que já surgiu com 15 unidades.

No caso de Limpeza e Conservação, segunda categoria com destaque em expansão de redes (29,3%), diversas novas marcas ingressaram no sistema, como foi o caso de Maricotinha Arran­jos de Roupas, Arranjos Express (marca nascida em Portugal) e diversas outras que esperam prosperar com o setor de atuação. No segmento de Móveis, Decoração e Presentes, com elevação de 25%, nota-se que segue forte a mo­vimentação em franquias de colchões, com novas marcas entrantes, como a Castor, Premier e outras.

Ainda avaliando o estudo pelo com­portamento de novas redes, Ricardo Camargo chama a atenção para a ca­tegoria de Alimentação, uma das mais pujantes e consolidadas do franchising e primeira colocada em número de redes. “Em 2012 tivemos a entrada de uma quantidade bem significativa de marcas internacionais, como o caso da Papa John’s Pizza, Carl’s Jr, Johnny Rockets, Quizno’s, Chilis, MySandwich. Das nacionais, destaque para a Tostex, marca do Grupo Giraffas, e Box 30, do grupo Habib’s”, afirma Camargo.

 

Na comparação dos dados por nú­mero de unidades, cabe destacar que houve uma considerável recuperação do mercado em relação a 2011 por con­ta da desaceleração no aumento dos aluguéis de imóveis comerciais. Salta­mos de um baixo crescimento de 7,8% em 2011 para 12,3% em 2012. Graças a esta acomodação no mercado imobiliá­rio, o franchising pulou de 93.098 pon­tos para 104.543 unidades.

Quando se analisam os primeiros colocados neste quesito, a liderança fica ainda mais acentuada no caso da categoria de Hotelaria e Turismo, com uma expansão de 113,9% em relação a 2011. Conforme mencionado ante­riormente, quando avaliado no fatura­mento, o excelente desempenho desta categoria pode também ser atribuído ao crescimento constante de marcas abrindo muitas unidades, como a TAM Viagens, por exemplo, o que contribui para puxar para cima o desempenho deste setor. Em Informática e Eletrô­nicos, o crescimento de 39% pode ser justificado pela abertura de muitas unidades pela Samsung e Oi Franquia. Já em Móveis, Decoração e Presentes, destaque para as lojas de colchões que continuam abrindo grande quantidade de pontos.

 

Microfranquia

Os negócios enquadrados como mi­crofranquia, aqueles com investimento inicial de até R$ 50 mil e faturamento mensal máximo de até R$ 30 mil, tive­ram um crescimento considerado está­vel, quando comparado ao universo das franquias tradicionais. Em faturamento, as microfranquias cresceram 22% em 2012 sobre 2011, saltando de R$ 3,7 bi­lhões para R$ 4,5 bilhões. Em número de redes, saltou de 336 para 368, uma evolução de 10% de 2011 para 2012. Já em unidades, pulou de 12.561 para 13.352 – uma expansão de 6%.

Na participação percentual em rela­ção às franquias tradicionais, em 2012 as microfranquias representaram uma parcela de 4,4%. Em 2011, esta partici­pação era de 4,2%. No caso das marcas, a participação era de 17% em 2011 e, em 2012, caiu para 15,2%. Já no núme­ro de unidades a participação era de 13,5% em 2011 e diminuiu para 12,8% em 2012.

Para a ABF, este comportamento se justifica por certa acomodação no sur­gimento de novos negócios, bem como pela evolução de algumas marcas. “Mui­tos negócios, que eram enquadrados como microfranquias, evoluíram e dei­xaram de ser, quer seja pelo faturamen­to ou mesmo por um crescimento atípi­co nesta categoria nos anos anteriores. Era natural esta acomodação”, finaliza Camargo.

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot