X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Tecnologia italiana será implementada no setor de calçados


Empresários serão orientados por meio da Rede de Serviços Tecnológicos, que será lançada nesta sexta-feira (30), em Campina Grande

Uma tecnologia desenvolvida na Itália será aplicada na Paraíba para incrementar a cadeia produtiva de calçados. A Rede de Serviços Tecnológicos (RST) será lançada nesta sexta-feira (30), no Sebrae em Campina Grande. A Rede já foi instalada em um projeto-piloto no Amazonas e Pará, em 2008. Nessa segunda fase, o Sebrae investirá cerca de R$ 2 milhões em demandas de inovação em 1.214 empresas, em cinco estados do Brasil, por três anos.

Inicialmente, 25 empresas serão atendidas pela Rede na Paraíba, com suporte aproximado de R$ 400 mil. A ideia é alcançar todos os empreendimentos de calçados, do Sertão ao Litoral, segundo o gerente do Sebrae em Campina Grande, Antônio Felinto. Ele afirmou que a cidade só tem a ganhar com mais esse recurso tecnológico que ajudará no desenvolvimento empresarial do polo calçadista.

“Já treinamos sete técnicos da Paraíba nessa região da Itália e vimos que eles são experts em tecnologias como os Arranjos Produtivos Locais (APL). A característica dessa Rede é contar com um apoio de 23 instituições de design e provimentos de soluções tecnológicas. A cidade tem potencial de, não só absorver, mas transferir conhecimentos. Como temos cursos de Design e Moda nas universidades, queremos trabalhar com essas pessoas e colaborar”, explica.

Nessa segunda fase de implantação, que vai até 2016, a RST agregará os cinco estados que mais demonstram estrutura de desenvolvimento e uma cadeia formada e funcional, não só de calçados, mas também de móveis. No mês de julho foi a vez do Rio Grande do Sul, nos vales do Rio dos Sinos, Caí e Paranhana, no setor coureiro-calçadista. Agora será a vez da Paraíba, seguida de Belo Horizonte (MG), Arapongas (PR) e o Vale do Rio Tijucas (SC).

A RST é fruto do programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis da Região Amazônica Brasileira, criado em 2008, em Washington (EUA). A parceria da Rede é a mesma desse programa, com o Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Centro Tecnológico do Setor de Madeira/Móveis de Marche (Cosmob) – Itália.

O empresário que quer inovar e adquirir diferencial competitivo no mercado terá uma rede completa de serviços tecnológicos, composta por instituições que investem na qualidade de produtos e serviços. Os objetivos da RST são simples, como prestar serviços tecnológicos, estimular pesquisas aplicadas e coletar insumos para políticas públicas. A Rede conta com 76 serviços tecnológicos oferecidos às micro e pequenas empresas por meio da articulação e integração das 23 instituições. O trabalho desenvolvido pode aumentar a sustentabilidade, gerar condições favoráveis à competitividade e agregar valor aos produtos com diferenciais.

Com a integração dos programas nacionais do Sebrae como o Agente Local de Inovação (ALI) eSebraetec, a Rede reunirá a educação profissional ao fomento de pesquisas aplicadas, além da incorporação de parceiros, institutos de ciência e tecnologia, entidades de representação setorial e de classe que se dedicam à inovação.

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot