Um dos diferenciais competitivos no pequeno varejo é oferecer as melhores formas de pagamento junto ao seu cliente e assim criar diferenciais de seus concorrentes.
Algumas das formas existentes são:
- Dinheiro
- Cheque
- Cartão de Crédito
- Cartão de Débito
- DOC – Documento de Ordem de Crédito
- TED – Transferência Eletrônica Disponível
- Boleto Bancário
- Transferência Bancária
- Deposito Bancário
Estes meios básicos podem ser cruzados, ampliados ou modificados criando situações diferenciadas como, por exemplo, o parcelamento maior para cartões específicos ou pagamentos mistos com dinheiro e cartões de crédito. Vale ressaltar que pelo código de defesa do consumidor os pagamentos por cartões de crédito ou débito são considerados à vista.
Um dos pontos mais interessantes no mercado é o cruzamento de alguns meios de pagamento a um desconto específico. Podemos citar como exemplo o desconto de 5% no pagamento a vista em dinheiro. Apesar desta prática comum pelos lojistas, antes de decidir dar descontos, deve-se avaliar os custos financeiros destes descontos e a estratégia de posicionamento da empresa.
Podemos citar alguns exemplos de modelos de cruzamento de descontos e meios de pagamento :
- Lojista que dá desconto fixo ou negociável em dinheiro, que é uma ótima situação para se capitalizar com rapidez reduzindo a demanda de capital de giro.
- Lojistas que não dão desconto em nenhuma hipótese, mas oferta pagamentos em diversas parcelas. Neste caso o foco principal é a parcela caber no bolso do cliente e o custo da operação deve estar dentro do custo da mercadoria.
- Lojistas que não dá desconto à vista, pois trabalham com produtos de baixo valor e a maioria dos clientes paga em dinheiro.
- Lojistas que informam ofertas com descontos pré-estabelecidos dentro da loja independente da forma de pagamento.
O importante é que o gestor do negócio amplie as formas de pagamento de maneira a atender seu público alvo e avalie as possíveis regras de desconto para se manter competitivo e com um negócio saudável.
Abraços,
Maurício Camacho (por empresas que conseguem as melhores condições para seus seus clientes)
FanPage do Maurício no Facebook
Veja mais artigos da seção Dicas para Pequeno Varejo.
————————————————————
Veja também:
- Dica ao empreendedor: Como dar descontos sem prejudicar sua marca
- O que é fluxo de caixa e qual é a sua importância?
- Fluxo de caixa, o melhor amigo do empreendedor