X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

GOOGLE ANUNCIOU O FIM DO GOOGLE READER…. E AGORA?


Hoje é o início do fim de uma era. Dessa vez (eles já tinham avisado isso antes) o Google bateu o martelo e anunciou que a partir do dia 1º de julho o Google Reader não vai mais fazer parte da nossa vida. Vai, pode liberar essa lágrima no cantinho do olho. : ( : ( : (

Povo acha ‘feed’ muito complicados. Ninguém nunca entendeu RSS. Mas é MARAVILHOSO. Acabar com o Google Reader pq o povo ñ capta é triste

— rosana hermann(@rosana) March 14, 2013

Em uma nota oficial eles alegam que a iniciativa veio porque estamos em um ritmo frenético de mudanças desde que surgiu a computação pessoal “estamos vivendo em um novo tipo de ambiente de computação. Todo mundo tem um dispositivo, dispositivos que às vezes são múltiplos.”

Claro que não podemos negar e ignorar o fato de que a cada dia que passa surge uma nova maneira de consumir notícias, mas por que o Google Reader não pode continuar fazendo parte do nosso dia a dia? (POR QUE, Ó PAI? POR QUÊ?). Será que ele se tornou inútil com o surgimento de novas ferramentas? Vamos recapitular aqui:

Por que a gente amava o Google Reader?

  • Ele organizava e facilitava a nossa minha vida! A gente não precisava sair loucamente visitando as dezenas de sites que gostávamos para saber o que estava acontecendo. Era só ir no GR que estava tudo reunido em um lugar só.
  • Era conectado com o Gmail. Em dois cliques a gente já estava lendo tudo o que queria.
  • Dava para ler o feed de sites bloquedos no meu trabalho! Não acredito que vai acabar!
  • Eu via a noticia completa, exatamente como ela é e não apenas resumida em alguns caracteres como no Twitter ou Facebook.
  • Não tinha segredo, era a coisa mais simples e fácil de usar. Perfeito! :(: (

 

“Chato, mas agora vou poder seguir com minha vida. Quem sabe fazer algum esporte” disseram os internautas sobre o fim do google reader

— cecilia (@_cecilialara) March 14, 2013

 

Então, por que matar o Google Reader?

  • Será que muitas pessoas estavam deixando de usar o GR por conta de novas ferramentas? Quais ferramentas?
  • As redes sociais viraram feed orgânico e as pessoas se tornaram melhores curadoras? O Twitter e o Facebook realmente funcionam como um feed?
  • O Google quer tentar emplacar o Google Plus e por isso acabou com o Reader?
  • As pessoas estão preferindo entrar no site ao invés de ter um feed de noticias?
  • Os aplicativos de noticias para smartphones fazem mais sentido para as pessoas?

 

Pelo visto o Google não vai voltar atrás, mesmo por que desde o surgimento do Google Plus eles tentam modificar ou acabar com a ferramenta.

Primeiro eles avisaram que iam fazer algumas mudanças e tiraram uma de suas principais funções, que era compartilhar as noticias com os seus amigos (lembra que os usuários até fizeram uma cartinha pedindo pra eles voltarem com o “shared itens”?).

Depois que do povo reclamou muito, eles voltaram com o botão de compartilhamento, mas que direcionava para o Google Plus.  Ou seja, a idéia sempre foi colocar Google Plus no lugar do Google Reader. Mas mexer em time que está ganhando vale a pena? Será que eles perceberam que os usuários do Facebook só precisam de um empurrão para migrar de rede social e estão investindo tudo no Google Plus e por isso colocaram um ponto final no Reader?

Bom, pelo visto não tem mais o que fazer, então vamos ter que arrumar um substituto para o Google Reader. Mas qual seria as nossas opções? Reunimos algumas delas aqui.

 

Acabou o Google Reader mas você ainda pode usar o Orkut.

— #fazamor (@fazamor) March 14, 2013

 

 

Hitler também não curtiu o fim do Google Reader:

 

Aqui a homenagem que o @GraveHeart fez pro Google Reader:

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo