X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Google e OpenDNS juntos para deixar a internet mais rápida


Os dois sites mais amados dos geeks uniram esforços por uma internet mais rápida. O Google e a OpenDNS anunciam nessa terça uma parceria inédita no que diz respeito à forma de resolver as requisições de DNS. A iniciativa “Speed Up”, que pode ser traduzida como “Acelere”, também engloba alguns dos maiores serviços de CDN (rede de entrega de conteúdo) do mundo.

Pena que só funciona nos Estados Unidos, ao menos por enquanto. Quando um usuário acessando a internet com a resolução de DNS do Google ou da OpenDNS entrar em determinados sites, seu acesso será muito mais rápido porque os servidores estarão mais próximos da localização física desse internauta.

Funciona da seguinte maneira: ao entrar no YouTube, o internauta usual poderia muito bem carregar a página a partir de algum servidor do Google no Brasil ou na Irlanda. Quanto maior a distância entre a localização do usuário e o servidor, mais os dados têm que trafegar, e a internet fica mais lenta (a latência aumenta).

Com a iniciativa “Speed Up“, os usuários do Google DNS e da OpenDNS passam a ter uma parte de seu IP transmitido junto com a requisição. Coisa de milésimos de segundo. Se o provedor de DNS detecta que o usuário está no Dallas, vai direcionar seu acesso para um CDN (uma estrutura local de armazenamento de dados que replica um servidor de verdade)  do Google ou de seus parceiros localizado também no Dallas. Caso o sujeito esteja em Nova York, acaba utilizando um servidor de NY. E assim o acesso fica mais rápido.

Além de Google e OpenDNS, as seguintes companhias fazem parte do projeto: EdgeCast, Verisign, CDNetworks, BitGravity e Cloudflare.

Por enquanto a iniciativa só funciona nos Estados Unidos. A boa notícia é que qualquer provedor de DNS pode adotar o protocolo criado pela OpenDNS e pelo Google — basta querer. Algum serviço brasileiro do tipo se habilita?

Artigos relacionados:

Google e OpenDNS juntos para deixar a internet mais rápida

c sMAIkTbWkl

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot