X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Google encontra falha na criptografia SSL que abre dados “seguros” para hackers


O Google descobriu uma vulnerabilidade em uma versão mais antiga do SSL, protocolo cuja função é manter protegido o que fazemos na web. Isso não está causando níveis Heartbleed de pânico, mas é uma notícia desconcertante.

O blog de segurança da Google explica detalhes sobre o bug, que eles estão chamando de POODLE:

Hoje estamos publicando detalhes sobre uma vulnerabilidade no design do SSL versão 3.0. Ela permite que o plaintext [texto claro/aberto] de conexões seguras seja calculado por um hacker de rede.

Isso significa que hackers podem quebrar a criptografia de cookies HTTP “seguros”, revelando a atividade do usuário naquele determinado site.

Para isso acontecer, no entanto, é preciso que ele obrigue seu navegador a se conectar via SSL 3.0, que usa uma criptografia criada em 1987. Apesar de ser repleta de brechas, ela ainda é amplamente usada: a Microsoft disse no final de 2013 que 40% das conexões web ainda usavam essa criptografia.

No geral, os sites utilizam a tecnologia Transport Layer Security (TLS) para proteger seus dados, que não é afetada por essa falha. Mas vários sites continuam a ser compatíveis com SSL 3.0, para funcionarem em sistemas mais antigos.

E agora? O Google recomenda desativar esse fallback para o SSL 3.0 nos servidores e diz que, nos próximos meses, vai remover essa tecnologia do Chrome. A Mozilla, por sua vez, avisou que o SSL 3.0 será desativado por padrão no Firefox 34, a ser lançado no final de novembro.

O Chrome começa hoje, em fase de testes, a desativar automaticamente o suporte a SSL 3.0. Para fazer isso manualmente no Chrome, Firefox e Internet Explorer, siga as instruções abaixo (via ImperialViolet):

  • no Chrome para Windows, clique com o botão direito no atalho do navegador, clique em Propriedades, vá até a aba Atalho e, no fim do campo Destino, insira um espaço e depois --ssl-version-min=tls1 (para fazer o mesmo no OS X e Linux, siga estas instruções);
  • no Firefox, abra about:config, procure por “security.tls.version.min”, e mude esse valor de 0 para 1 – isso desativa o SSL 3.0 (a versão “zero” do TLS);
  • no IE, vá ao menu Ferramentas, clique em Opções da Internet e vá para a guia Avançadas. Desça até o grupo Segurança, e desmarque a caixa de seleção “SSL 3.0″.

Ao fazer isso, talvez você não consiga acessar alguns sites que dependem de criptografia mais antiga. A solução definitiva vai depender de inúmeros sites na web, o que pode ser complicado, como vimos no Heartbleed.

Este será mais um canto do cisne para o Internet Explorer 6: o navegador deve parar de funcionar com muitos sites, por não ter suporte a TLS. [Google Online Security Blog via ZDNetThe Next Web]

Imagem por Jeff Golden/Flickr

O post Google encontra falha na criptografia SSL que abre dados “seguros” para hackers apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

adabd QwppD lMipw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot