X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Google faz parceria com Rockchip para avançar seu projeto de smartphone modular


O Google vem trabalhando há algum tempo em um smartphone modular, no qual você pode acrescentar componentes para deixá-lo do jeito que quiser. Tirar esse projeto do papel é compreensivelmente difícil e requer o apoio de fabricantes. Então, a equipe do Projeto Ara anunciou uma parceria com a Rockchip, uma fabricante chinesa de sistemas-em-um-chip.

>>> Por que o exército americano está apostando no smartphone modular do Google

A empresa é conhecida por fazer processadores baratos – presentes em vários tablets básicos vendidos no Brasil – e entrou em uma parceria com a Intel em maio para levar a arquitetura Atom (com modem 3G integrado) a tablets Android de entrada.

No entanto, para as necessidades do Google e do Projeto Ara, o SoC da Rockchip terá que funcionar em um ambiente modular: ou seja, o chip irá atuar mais como um processador especializado para certas aplicações, em vez de ser a parte central do dispositivo.

Paul Eremenko, chefe de Projeto Ara, descreve como será a futura contribuição da Rockchip em um post no Google+:

Em outras novidades sobre o Ara, nós começamos um esforço com a Rockchip para criar um SoC móvel com interface UniPro nativa e de uso geral, para que ele possa funcionar como um processador de aplicações em um módulo Ara sem a necessidade de um chip ponte (bridge).

Vemos este processador Rockchip como um pioneiro para a nossa visão de uma arquitetura modular, na qual o processador é um nó em uma rede com interface única e universal – que não precisa servir também como o hub de rede para todos os periféricos do dispositivo móvel. Nós esperamos demonstrar o processador Rockchip UniPro em nossa terceira iteração de design, com um protótipo previsto no início de 2015.

Antes, Eremenko disse que o Projeto Ara chegaria ao mercado em janeiro de 2015, custando a partir de US$ 50. Agora diz que, no início do ano que vem, ele ainda estará na fase de protótipo.

É mais um sinal de que o lançamento deve atrasar: em junho, vimos o primeiro protótipo Spiral 1 se esforçando para fazer boot. E na semana passada, um porta-voz do Google disse ao Gizmodo: “estamos trabalhando para fazer um lançamento limitado no mercado em 2015″ – não necessariamente no início do ano.

Talvez a equipe tenha sido ambiciosa demais com os prazos, mas com tudo o que vimos do Projeto Ara até então, parece que vale a pena esperar. [Google ATAP via 9to5Google]

O post Google faz parceria com Rockchip para avançar seu projeto de smartphone modular apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ed GW FdGIlxLA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo