X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Grafeno pode funcionar em eletrônicos da vida real com fios de um átomo de espessura


Nós já sabemos que o grafeno tem muito potencial. Ele pode criar sensores de câmeras virtualmente sem luz, pode possibilitar envio a velocidade de terabits, e mais.

Agora, pesquisadores descobriram como soldar quimicamente o grafeno, ligando várias minúsculas estruturas de grafeno a eletrônicos reais com fios de um átomo.

O grafeno tem muitos superpoderes porque suas nanoestruturas têm menos de 10 nanômetros de comprimento; no entanto, isso dificulta sua aplicação em componentes eletrônicos reais. Mas pesquisadores da Universidade Aalto e da Universidade de Utretch descobriram como fazer isso.

Usando um microscópio especial para mapear a estrutura do grafeno, e depois disparando pulsos concentrados de eletricidade no mesmo microscópio, eles arrancaram um único átomo de hidrogênio de uma lâmina de grafeno. Assim, eles conseguiram criar uma pequena ligação química – com a largura de um átomo – que funciona como um pequeno fio.

“Nós não podemos usar pinças na escala atômica”, disse o chefe do grupo de física em escala atômica da Universidade de Aalto, o professor Peter Liljeroth. “Usar ligações químicas bem definidas é a forma de entender o potencial futuro das nanoestruturas de grafeno nos eletrônicos.”

Por enquanto, a tecnologia não está bem desenvolvida, e só pode ser usada em experimentos com algumas propriedades teóricas do grafeno. Ainda temos muito a descobrir sobre o uso prático das nanoestruturas de grafeno em gadgets tradicionais. Mas algum dia (esperamos que logo!), este tipo de fio estará presente nos seus eletrônicos. [Phys.Org]

bea AmYjhVngA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot