X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Hands-on] BlackBerry Z10: bonito e intuitivo, o novo BlackBerry pode ter chegado tarde demais


O BlackBerry 10 ficou dois anos em desenvolvimento e é visto como a última cartada da BlackBerry (antiga RIM) para se recuperar em um mercado em que já teve muito mais participação. O sistema operacional demorou para chegar e isso pode ser um grande problema para ele. Mas não podemos negar que o trabalho feito pela canadense foi excelente. O BB10 é incrivelmente simples e você não vai demorar muito para dominar alguns dos seus macetes.

O Z10 não tem botões. Quer dizer, ele tem os tradicionais botões de controle de volume no lado direito do aparelho e um para ligar, desligar e ativar o smartphone na parte de cima dele (ao lado da entrada de fone de ouvido). Mas navegar pelo BB10 não exige nenhum botão. É tudo por gestos.

SONY DSC

A partir da tela de bloqueio, deslize o dedo de baixo para cima para revelar a home do BB10. Você pode deslizar apenas até a metade da tela, por exemplo, e ver rapidamente a última coisa que fazia no aparelho antes da tela desligar. E também puxar uma outra tela de cima para baixo que desativa todas as notificações e sons e mostra apenas um relógio com a possibilidade de ativar ou desativar o alarme – é a tela desenvolvida para o momento em que você se desliga completamente do mundo e quer apenas dormir sem que nada mais incomode.

Os apps aparecem em grade como no Android e no iOS – aqui não tem nenhuma novidade. Mas ao deslizar o dedo para a direita surgem as novidades do BB10. Há uma tela de multitarefa que mostra os quatro últimos apps abertos. Eles estão divididos em duas colunas e duas fileiras e você pode ver a interface deles com a última coisa que mexeu. Aperte qualquer um deles para abrir em tela cheia. Deslize o dedo de baixo para cima para voltar à tela de multitarefa.

SONY DSC

A tela mais à esquerda é o BlackBerry Hub, uma central com todas as mensagens do seu smartphone. Ele concentra, em ordem cronológica, tudo o que você faz. Ele tem informações do calendário, e-mail, mensagens recebidas em redes sociais, SMS, BBM ou o que for. Você pode filtrar para ver só o que aconteceu em um determinado app – deixar para aparecer somente as últimas mensagens de texto que recebeu, por exemplo. O Hub não é uma central de notificações. Ele não mostra quando você é marcado em uma foto no Facebook, mas permite receber e enviar mensagens para seus amigos na rede social sem precisar abrir o app.

SONY DSC

A câmera do BB10 tem alguns pequenos truques também. Para conseguir a melhor foto possível, ela captura várias imagens em sequência. Esse recurso já tem em outros smartphones – os da Samsung, por exemplo – mas funciona de um jeito diferente no BB10. Ele sempre tira várias fotos, e, quando reconhece uma pessoa na imagem, permite que você escolha a melhor foto que esta pessoa específica saiu. Funciona assim: em uma foto em que três pessoas aparecem, você pode colocar a melhor cara que cada uma dessas três pessoas saíram e definir isso separadamente para cada uma delas.

No pouco tempo que fiquei com o Z10 em mãos, ele me pareceu excelente. Mas ao mesmo tempo ele pode ter chegado tarde demais. O sistema é simples, não exige muito tempo para aprender a mexer e é uma excelente escolha para quem gosta de BlackBerry. Mas, para quem usa Android e iOS, ele não apresenta muita coisa que faça alguém considerar mudar de sistema operacional.

SONY DSC

O lançamento do BB10 na América Latina começa no mês que vem. Dia 12 de março, ele chega às lojas da Venezuela – um mercado em que os BlackBerry são extremamente populares. Depois, a canadense pretende lançá-lo em um novo país por semana. Não há data exata para o Brasil – a previsão é o primeiro semestre, apenas.

Já o Q10, o BlackBerry 10 com teclado físico, deve chegar por aqui pouco depois do Z10 e provavelmente ambos estarão na mesma faixa de preço. Vale lembrar que este modelo ainda não está disponível em nenhum lugar – ele será lançado em abril lá fora.

e ymmeSww

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot