X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Hands-on] Huawei Ascend Mate: quebrando todas as barreiras de tamanho de tela (e bom senso) nos smartphones


Você se lembra quando o Galaxy Tab original, aquele de sete polegadas, chegou ao Brasil? Lembra que ele fazia ligações também? Pois bem, por causa desse aparelho, eu flagrei algumas vezes engravatados-apressados-da-região-da-Paulista usando-o como celular mesmo, erguendo-o até o ouvido. Felizmente a Samsung eliminou essa função, mas a Huawei vem aí para tentar emplacar de novo o formato tablet+smartphone, ou foblet, ou phablet, ou monstro: conheça o Ascend Mate, com tela de 6,1 polegadas.

A corrida pelos celulares gigantes nesta CES está bem menor do que no ano passado — e na MWC de 2012 — basicamente porque a indústria atingiu números enormes. Depois do Galaxy Note 2 e sua tela de 5,5 polegadas, um aparelho que é vendido como “bloco de notas digital”, pensamos que o crescimento desenfreado tinha parado. Mas os chineses estão aí para provar que não.

O Ascend Mate é realmente um monstro: são 6,1 polegadas com resolução de 720p — o que deixa a qualidade de imagem bem bacana, mas 1080p poderia ser matador aqui –, tem 2GB de RAM e processador de 1.4GHz. Tudo bem superlativo, tirando pelo seu acabamento, em plástico nada empolgante, desses que não passam nem segurança, nem júbilo. Um número não tão alto é o de megapixels enfiados na câmera do aparelho — são 8MP, e pelas rápidas fotos que tirei, não são lá muito animadoras.

Nexus 7 ao lado do Huawei Ascend Mate

Nexus 7 ao lado do Huawei Ascend Mate

Na hora de segurar o aparelho, até que me surpreendi: achei que a empunhadura seria péssima. Mas por ser um aparelho relativamente fino (9,9mm), ele não é tão pesado quanto imaginei. Mas isso não significa que usá-lo seja um deleite: a operação com uma só mão é triste, desanimadora e faz você se sentir uma pessoa pequena, meio incapaz. Essa não é uma sensação gostosa, Huawei. No software, o Android 4.1 tem alguns truques para ser usado com duas mãos — detalhes que a Samsung já havia colocado no Galaxy Note 2 — mas, no geral, a experiência é confusa. Uma mão? Duas mãos? Eu vou mesmo colocar isso perto da minha cabeça? Meu cérebro vai fritar como num microondas? Roda MKV 720p com legenda embutida?

No fim das contas, a Huawei pareceu sozinha na empreitada de crescimento na CES. Enquanto a maioria das fabricantes se importou em melhorar a resolução de suas telas, chegando às incríveis 1080 linhas, a chinesa parece aquele cara que não percebe que a festa já acabou. Diminuir a tênue linha entre smartphones e tablets para menos de uma polegada — o Nexus 7 no vídeo tem 7 polegadas — não me parece muito interessante. Talvez ele funcione para usos específicos, mas usá-lo como telefone (desses de ligar para outras pessoas e tal) deve ser pavoroso, e um tanto ignóbil.

adf FKzPoSPFw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot