X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Hélice Tripla: parceria empresa, governo e universidade pela inovação


Por Hugo Henrique Roth Cardoso
Da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia (UAIT), Sebrae Nacional

Você conhece o Modelo da Hélice Tripla (Triple Helix Modell)? Sabe o que isso tem a ver com inovação? A Hélice Tripla é um modelo desenvolvido por Henry Etzkowitz, dos Estados Unidos (EUA), e aborda a relação entre EMPRESAS, GOVERNO e UNIVERSIDADES na geração de conhecimento e inovação para o mercado.

Neste post, nosso foco não é desenvolver este modelo academicamente, mas assim abordar aspectos tangíveis e próximos à realidade da micro e pequena empresa.

Para abordar as formas de interação possíveis, devemos refletir sobre essa relação entre empresas, governos e universidades, que muitos observam com maus olhos já que parte das empresas usam indevidamente os conhecimento gerados na universidade.

Enquanto as empresas participam com conhecimento de mercado e demanda de novas criações, as universidades apresentam conhecimento latente aguardando oportunidades de uso e desenvolvimento. Os estudantes de nível superior são sedentos por experimentos práticos, por oportunidades de aplicar a teoria que aprendem. Entretanto, a falta de pressão por resultados positivos também é característica desse grupo. Se para uma empresa qualquer falha no desenvolvimento de um produto significa prejuízo e perda de competitividade, para os universitários a falha é aprendizado recolhido e consolidado, que posteriormente definirá novos experimentos. Na academia não existe fracasso, mas sim experimentos que não atingiram o resultado esperado.

Apoio governamental

O governo entraria, nesta relação, fornecendo suporte, seja política ou financeiro, para a realização destes projetos. Uma das principais formas de apoio disponíveis para o governo é financiando com venture capital a criação das empresas oriundas das cadeiras universitários e dos experimentos que foram realizados, principalmente daqueles que romperam fronteiras da ciência.

A fim de gerar escala e resultados para a micro e pequena empresa, a principal forma de aproximação vislumbrada é através da participação de projetos que agreguem grupos de empresas com demandas semelhantes. Com a escala gerada por esse grupo de empresas torna-se viável o investimento em pesquisa e desenvolvimento, como a geração de um filtro mais eficiente para cachaças artesanais ou linhas de produção mais qualificadas e materiais maleáveis para facções ou ainda estruturas mais resistentes para a construção civil.

Cada pequena empresa não é capaz de mobilizar uma universidade pela sua causa, mas grupos de empresas conseguem gerar esta demanda. Permitir que os universitários trabalhem nestes experimentos e por fim reparem seus resultados sendo aplicados pelas empresas, é capaz de gerar um ciclo virtuoso de inovação e desenvolvimento.

Claro, um reconhecimento financeiro pelas descobertas também é devido e tende a consolidar a parceria. Os universitários podem discordar, mas o que eles esperam ganhar pelas suas descobertas é muito inferior ao que pedem cientistas profissionais.

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot