X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

KDE também tenta a sorte no mercado de smartphones


Mesmo o Android sendo ainda uma das poucas alternativas para dispositivos móveis que alcançou algum sucesso, outros esforços vão sendo continuam. A bola da vez é do grupo KDE, que decidiu criar o Plasma Active, um ambiente virtual para tablets e smartphones que roda a partir de Linux.

O Plasma Active não é um sistema operacional por si, mas apenas um ambiente virtual, um UX. Rodando no momento a partir do MeeGo (e provavelmente no Tizen em um futuro próximo) o Plasma tem duas missões importantes: limpar a barra do Qt depois de toda a confusão com o MeeGo (muitos acusam o Qt de ser responsável por problemas no desenvolvimento para o sistema) e, como sempre, ser um concorrente de peso no mercado.

Desenvolvido de forma a ser modular, de fácil customização e principalmente leve, o Plasma Active tentará atingir o mercado mobile através das empresas que já fazem parte da iniciativa KDE. Ou seja, com alguma sorte, não será difícil encontrar o sistema rodando (ou ao menos sendo compatível) em aparelhos de grandes empresas, como a Samsung.

O vídeo abaixo mostra o sistema rodando sua primeira release, chamado Plasma Active One. Embora no momento ele só seja compatível com tablets e ainda dependa de muitos ajustes, pode ser que saia algo de bom dessa iniciativa.

(Vídeo do YouTube)

Interessados no Plasma Active podem acessar a página do projeto, e se possuírem tablets compatíveis (e muita coragem) podem também baixá-lo e instalar.

Com informações: Pinguins Móveis

Artigos relacionados:

KDE também tenta a sorte no mercado de smartphones

cbb UaOBVxwCQ

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot