Após vivência no exterior, os jovens empreendedores brasileiros Jonathan Assayag e Naomi Arruda observaram um movimento no varejo internacional no qual as novas marcas on-line cortavam os intermediários para oferecer produto final de qualidade com preços mais acessíveis. E seguindo esse modelo eles criaram no Brasil a marca Lema21 com foco em vender óculos de grau on-line com qualidade, design e lentes inclusas pelo preço de R$ 267.
Para o modelo de negócio funcionar, a marca envia os óculos para a casa do cliente. Através do serviço “Prove em Casa”, o consumidor recebe em sua residência um kit com quatro amostras de armações para escolher a que melhor se adapta ao seu rosto. O cliente tem quatro dias para experimentar os óculos e, então, optar pela compra de um modelo com as lentes. Além disso, a Lema21 disponibiliza o serviço “Espelho Virtual”, no qual o consumidor pode tirar uma foto e experimentar as armações em seu rosto.
Segundo Assayag e Arruda, o nome Lema21 é em homenagem às pessoas inspiradoras do século 21 que promovem mudanças positivas ao seu redor. “Nós nos espelhamos nessas pessoas, nas suas visões e em seus lemas de vida para compor a marca”, afirmam. E dentro desse contexto, a marca traz a proposta “Compre 1 e Doe 1”: assim, se você comprar óculos na Lema21, o valor de outro será revertido para pessoas com deficiência visual em parceria com a Associação Laramara de Assistência ao Deficiente Visual, localizada em São Paulo.
No mês de junho, a marca foi reconhecida com o prêmio “Site mais Inovador de 2013”, promovido pela eAwards Braspag e organizado pelo E-Show, maior feira do segmento de negócios digitais. A Lema21 se destacou entre os finalistas Walmart e Netshoes e levou o prêmio por ter apostado na inovação, comunicação, design, criatividade, interação, tecnologia, tendências e empreendedorismo. www.lema21.com.br