X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Negócios ligados ao Carnaval crescem 116%, divulga Sebrae


Levantamento do Sebrae analisou quatro cidades famosas pela folia

O número de formalizações nas atividades ligadas ao Carnaval mais do que dobrou entre 2011 e 2013 nas cidades onde acontecem as maiores folias carnavalescas do país. Nesse período, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae, o número de microempreendedores individuais (MEI) que abriram negócios de olho na folia passou de 33,8 mil para 72,9 mil, crescimento de 116%.

O Sebrae analisou segmentos que vão desde montagem de estruturas metálicas e palcos a confecções de roupas e sapatos especiais nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. O presidente da instituição, Luiz Barretto, credita boa parte do aumento a uma nova postura dos contratantes de serviço. “Vem crescendo entre as escolas de sambas e blocos a prioridade de contratação de prestadores de serviço e fabricantes de produtos carnavalescos quem tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)”.

As atividades que mais tiveram destaque foram a de fabricação de calçados e roupas diferenciados e a de produção musical. “Essas são atividades que geram oportunidades de mercados para outros períodos que não apenas o carnaval, por isso é tão importante a formalização”, destaca o presidente do Sebrae. Barretto ainda lembra que para se manter no mercado é preciso se capacitar e prestar atenção nas oportunidades que surgem.

Além do apoio à formalização, o Sebrae tem investido na capacitação desses negócios por meio de cursos gratuitos. O objetivo é aumentar a qualidade e a produtividade dessa categoria de empreendimento. A figura jurídica do MEI foi criada há quase cinco anos e até o momento aproximadamente 3,7 milhões de autônomos se formalizaram. 

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot