X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ladrões instalam malware em caixas eletrônicos para fazê-los cuspir dinheiro


Nós já vimos por aqui os diversos truques empregados por ladrões de caixa eletrônico: às vezes eles usam pendrives infectados; às vezes, um celular e SMS; e às vezes vão bem mais longe. Agora, temos um malware que faz os caixas simplesmente cuspirem dinheiro.

A Interpol e a empresa de segurança Kaspersky anunciaram que criminosos começaram a instalar um malware conhecido como Tyupkin em caixas eletrônicos. Ele permite que uma pessoa gere códigos que mudam numa base rotativa, e são fornecidos para seus parceiros. Com esse código em mãos, é possível sacar dinheiro do caixa eletrônico.

Vicente Diaz, pesquisador de segurança da Kaspersky Lab, explica:

O ladrão recebe, por telefone, instruções de outro membro da gangue que conhece o algoritmo e é capaz de gerar uma chave de sessão com base no número mostrado. Isto garante que o bandido que coleta o dinheiro não tente agir sozinho.

O hack permite que os ladrões verifiquem quanto dinheiro está no caixa eletrônico, e depois liberem até 40 notas de uma só vez. Para não ser detectado, o malware só funciona nas noites de domingo e segunda-feira.

Por enquanto, descobriu-se que 50 caixas foram afetados no Leste Europeu, mas há relatos de que o malware esteve ativo nos EUA, Índia e China. Da Kaspersky:

Ao longo dos últimos anos, observamos uma grande ascensão em ataques a caixas eletrônicos usando dispositivos de clonagem de cartão e software malicioso…

Agora estamos vendo a evolução natural desta ameaça: cibercriminosos subiram na cadeia e miram diretamente as instituições financeiras. Isto é feito ao se infectar caixas eletrônicos de forma direta, ou ao realizar ataques diretos ao estilo APT contra o banco. O malware Tyupkin é um exemplo de hackers subindo na cadeia e encontrando pontos fracos na infraestrutura do caixa eletrônico.

Ao contrário da clonagem de cartão e outros hacks que visam a sua conta bancária, este malware simplesmente faz com que o caixa eletrônico cuspa dinheiro – isso não fica associado à conta de ninguém. No entanto, alguém sempre acaba pagando por esse dinheiro roubado. [Kaspersky via Ars Technica]

Imagem: Catatronic

O post Ladrões instalam malware em caixas eletrônicos para fazê-los cuspir dinheiro apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aac mEHPSlI lTQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot