X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

[Lifehacker] O e-ink é realmente melhor para os meus olhos do que o iPad?


Querido Lifehacker,

Ouvi dizer que tablets com telas brilhantes, como a do iPad, podem causar fadiga ocular e outros problemas. Estarei melhor com um dispositivo com tela de e-ink, como o Kindle ou o Nook?

Atenciosamente,
Tenso com Tablets. 

Caro Tenso,

A crença comum diz o seguinte: pelo fato das telas de tablet serem retroiluminadas e emitirem uma luz azulada, elas causam mais fadiga ocular do que as de e-ink, que não têm iluminação própria e são projetadas para se parecerem mais com um pedaço de papel do que com uma tela. Curiosamente, eu sempre acreditei que isso fosse verdade; na realidade, as dores de cabeça que sinto toda noite (e a ausência delas quando uso os óculos Gunnar) ajudam a sustentar essa tese. Entretanto, toda a pesquisa que eu encontrei a respeito do e-ink afirma que ele não oferece nenhum benefício em relação à fadiga ocular em relação ao LCD. O New York Times explica:

“As telas de hoje definitivamente cansam menos ao serem vistas do que monitores antigos, que atualizavam as imagens com bem menos frequência, causando o efeito flicker. Carl Taussig, diretor do Laboratório de Superfícies de Informação da HP, disse que uma taxa típica de atualização de 120 Hz das telas modernas é muito mais rápido do que os nossos olhos são capazes de perceber.

‘Os LCDs novos não afetam seus olhos,’ disse o Sr. Taussig. ‘ As telas de hoje atualizam a cada oito milissegundos, enquanto o olho humano se move em uma velocidade entre 10 e 30 milissegundos.’”

Se isso é verdade, então é bem possível que meus óculos sejam apenas um placebo, ou que talvez eles resolvam problemas não relacionados diretamente à tela LCD, mas à leitura — e que eles ajudariam tanto quanto se eu passasse o dia escrevendo em uma tela de e-ink sem pausas. Independentemente disso, a pesquisa diz “não” — o e-ink não é necessariamente melhor para os seus olhos.

Entretanto, cada tipo de tela tem as suas vantagens e desvantagens. Alguns exemplos:

  • Tablets como o iPad são muito mais difíceis de serem lidos sob luz intensa e suas telas podem produzir muitos reflexos. Telas e-ink, por outro lado, funcionam maravilhosamente bem de baixo de muita luz.
  • O e-ink tem uma taxa de contraste baixa que dificulta a leitura em ambientes com pouca iluminação. Tablets, sendo retroiluminados, são mais fáceis de ler em locais mais escuros.
  • Os tablets podem ser ótimos com pouca luz, mas se você ler neles no escuro (especialmente à noite), a luz azul pode causar insônia e outros problemas. Nesse caso, um livro de papel pode ser o melhor — é mais fácil de ler do que e-ink com pouca luz e não vem com os problemas do tablet.

No fim das contas, cada um é diferente e você precisa escolher o tipo de tela que melhor se adequa às suas necessidades. Se você está procurando um e-reader para acompanhá-lo à praia, você definitivamente deveria optar pelo e-ink. Se estiver em busca de algo para ler dentro de casa e durante o dia, um iPad ou Kindle Fire parece melhor. E, não importa onde você esteja lendo, faça uma parada a cada 20 minutos ou, caso contrário, seus olhos ficarão cansados. Isso tende a ser uma causa muito maior de fadiga ocular do que o tipo de tela que você está usando.

Atenciosamente,
Lifehacker.

c di
c jPJoRNpM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot