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Loja especialista ou generalista?


Montar uma loja especialista ou generalista é um dos grandes dilemas de todo lojista. Como tudo na vida, cada modelo tem vantagens e desvantagens. A reflexão sobre qual modelo de atuação é na elaboração do plano de negócios da loja ou no momento de reavaliação durante os planejamentos.

Lojas Generalistas
As características das lojas generalistas são:

  • trabalham com um grande número de categorias
  • grandes volumes de produtos para ter preços competitivos
  • ser destino de compras de seus clientes (ou basicamente vendem de tudo e não são especialistas em nenhuma categoria)

Apesar destas características isto não impede que ela atue num segmento, como por exemplo, a Centauro que atua no segmento esportivo, porém continua sendo uma generalista dentro do segmento.

Os grandes concorrentes para estas lojas generalistas são as lojas de desconto, o comercio eletrônico e lojas especializadas. Para superar estes modelos concorrentes, as lojas generalistas devem:

  • criar um ambiente de conveniência com grande agilidade de atendimento
  • estar próximo ao cliente (vizinhança)
  • criar um ambiente de experiência, como é o caso da Livraria Cultura
  • Integração entre canais é fundamental
  • Criar lojas dentro de lojas ou parcerias estratégicas com determinadas marcas (pessoas e empresas).

Algumas destas soluções ganham tanto destaque que podem mudar os rumos do negócio. Um exemplo são as lojas especializadas fora da marca principal: Marisa Lingerie, Brooksfield Junior, Brooksfield Donna, Hering Kids etc.

Um pequeno negócio pode adotar o modelo generalista, mas deve atender alguns dos requisitos anteriores e assim estará preparado para concorrer com grandes grupos. Normalmente os pequenos negócios adotam os modelos especialistas e assim aprofundando-se na diversidade de produtos da mesma categoria.

Lojas especialistas
Algumas características importantes:

  • melhor local para comprar um produto específico
  • maior variedade possível de uma mesma categoria
  • local que encontrará com certeza uma solução para sua demanda
  • valores de produtos superiores a outros locais
  • maiores mark-ups
  • grande variedade de estoque de produtos com baixo giro

Um dos principais riscos deste modelo é não ter relevância junto ao consumidor, ou seja, poucos consumidores darem o valor ao seu principal atributo e a maioria dos clientes preferirem continuar comprando em lojas generalistas. Quando surge este tipo de situação a pior medida a ser tomada é ampliar o número de categorias para atender um número maior de clientes, pois esta ação gera uma confusão de comunicação do modelo do negócio junto ao cliente – deixando de criar relevância.

Reflita bem sobre seu modelo de negócio antes de sua implantação e qual será o grau de especialização. Este pode ser o segredo do seu sucesso.

Abraços,

Maurício Camacho (por negócios com definições bem pensadas)
FanPage do Maurício no Facebook

Veja mais artigos da seção Dicas para Pequeno Varejo.

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Veja também:

  1. Ser especialista ou generalista? Os dois!
  2. Pergunta do leitor: Ser especialista ou generalista?
  3. Quais parceiros escolher na hora de montar sua loja


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