X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Meditação simples


Estou pensando seriamente nessa última semana que assim como nos preocupamos em cuidar do nosso corpo, a meditação deve ocupar um lugar ainda mais importante na minha vida. Hoje, te convido a analisar se na tua também seria interessante priorizá-la. O que vem de fora (informações) e o de dentro (emoções) estão se misturando e a cada pouco tenho que parar pra dar uma limpada e colocar pingos nos is. Entendo que não sou só eu que me sinto atolada em meio a tudo – família, trabalho, casa, cotidiano, projetos futuros, considerações sobre o passado. Mas é real que eu e tu só vivemos no presente. Desejo sentir o presente como um presente e desejo pra ti também esse agora poderoso.

Acredito mesmo que o ser humano se não quiser ficar só nascendo e morrendo no automático tem uma necessidade inerente de meditar, para não ficar repetindo a existência e sim, enriquecer a vida com o que tem de melhor, de mais profundo e de anímico. Parece que meditar é algo distante, fora do nosso alcance, mas é um tabu nosso. Sem essa que meditação é só para monges, tu ou eu, já estivemos no metrô ou dirigindo às 18:30h, onde se sente que toda a população humana da cidade está envolta da gente e todos os barulhos, dos motores, dos celulares, conversas do fim de escola, o locutor do rádio, a música que o vizinho escuta e parece que nada sai do lugar, nada se move, o estresse e o caos está ali, e numa vontade individual de não se embaralhar com tudo. Aí vem naturalmente um piscar lento dos olhos e um inspirar profundo. Um recolher-se pra sentir verdadeiramente. Experimentar o nada é uma vontade de Ser e Estar. Nosso corpo e mente estão gritando para nós: Dá um tempo! Pare tudo, eu preciso sentir meu próprio ser!

Mas o que temos que parar para notar é que esse caos de barulhos, informação e racionalização externo também acontece dentro da gente. Não precisa ser 18:30h para que dentro da minha mente esteja um foguetório. Nossos pensamentos sâo como fogos de artifícios no dia de festa numa colônia de poloneses: estouram sem parar um depois do outro sem ordem alguma. As crianças que ainda não estão acostumadas choram assustadas, porque estão sentindo literalmente a situação caótica. Os cachorros choram e fogem porque sentem um impacto físico grande que os adultos, já domesticados com tamanha turbulência, acham normal.

Sim, eu e tu vemos e sentimos a mesma coisa, vemos o caos, o sentimos fisicamente desconfortante, mas ficamos expostos a esses fogos e nossos pensamentos descontrolados, simplesmente porque nos domesticamos a ser assim.

Na verdade aceitamos acreditar que é normal. É bem assim que ocorre mesmo, as crianças vão começando a achar que esse festival de pensamentos sem real utilidade são normais. Colocamos elas na frente da televisão para se entreterem um pouco. Levamos elas no shopping para se distraírem e encontrarem algo legal em meio a trocentas luzes, lojas, sons, e daí voltamos para casa perguntando sobre as tarefas da escola do dia seguinte, o que gostaram mais no passeio, se lembram do nome da mãe da colega que compraram o presente de aniversário, etc.

Dar um tempo e fechar para balanço é uma escolha, ninguém é obrigado a meditar.

Se estiveres aberto para isso, na internet tem milhões de técnicas para meditação, paradas feito pedra, dinâmicas com rodopios ou pulos ininterruptos até dizer chega, mas basicamente podemos meditar só contemplando o exterior, os carros que passam, o cachorro que faz xixi no poste ou as pessoas andando e conversando sobre os afazeres diários. Tudo é permitido. Tudo isso acontece na existência e a gente não precisa estar misturado, nós podemos só assistir, se atendo aos nossos próprios pensamentos notando se são inúteis ou não. Que emoções eu sinto afinal? Que pensamentos são meus afinal? Eu só estou de papagaio repetindo um mantra que vi no jornal?

A outra forma de meditar ainda mais revigorante é quando a gente dá um tempo pra gente, fecha-se pro exterior, fechando os olhos, olhando literalmente pra dentro da cabeça, deixando os pensamentos virem e irem, sem dar importância pra eles, admirando os “fogos”, sabendo que um momento eles vão acabar, aguardando a calma para nos trazer uma sensação de alívio. Uma liberdade de existência. A calmaria vem, não te desesperes se um ou outro pensamento vierem, tu estás no comando e num momento os teus pensamentos e sensações simplesmente pararão de teimar e deixar teu espaço para tu reinar. Tu habitas esse espaço e permite que tenha ou não, outras interferências lá dentro.

È só isso.

Meditar é limpar o interior. É só assistir e fruir o silêncio, o vazio, estar entregue a existência. Contemplar sem vagar e sem pressa a vida. Simples assim.

a COyBItxc

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot