X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Micah Lee, o segurança digital que protege os documentos vazados por Snowden


Micah Lee é o cara que criou o OnionShare, um software para transferência segura de arquivos. Mas, mais do que isso, ele também é meio que o guarda-costas digital de Glenn Greenwald, a cabeça responsável por impedir que os documentos vazados pos Edward Snowden não sejam hackeados. E o Mashable publicou um longo (e ótimo) artigo contando um pouco sobre a sua história.

Ele não está desde o começo com Greenwald: ele foi contratado em novembro de 2013 para ser o especialista em segurança na First Look Media, a empresa criada pelo jornalista após deixar o The Guardian. O papel de Lee na companhia era de garantir que os milhares de documentos vazados por Snowden fossem mantidos em segurança e não sofressem ataques de hackers. Até agora, ele conseguiu.

Lee é um hacker e ativista. Ele aprendeu a programar por conta própria na adolescência para criar videogames, e acabou pegando gosto pela coisa. Foi ativista durante a faculdade, e, em 2011, foi contratado pela Electronic Frontier Foundation, a organização de direitos digitais que era o “trabalho dos sonhos”, segundo Lee. Lá, ensinou técnicas de criptografia e segurança para iniciantes. Depois passou a ensinar jornalistas – e acabou se tornando uma fonte para eles quando buscavam informações sobre segurança. Quando Greenwald decidiu criar a First Look Media, logo pensou em Lee como peça fundamental na segurança da empresa – felizmente, o rapaz aceitou o desafio.

Desde seus primeiros dias na First Look Media, Lee teve que usar seus poderes de hacker. A empresa tem um escritório em Nova York, mas ele precisava se encontrar com Glenn Greenwald, que ainda trabalha da sua casa no Rio de Janeiro. O problema é que Lee não conseguiu marcar uma entrevista de visto para o Brasil em San Francisco – a data livre mais próxima ainda demoraria dois meses. O rapaz, então, criou um script para verificar possíveis cancelamentos de entrevistas no consulado. Em dois dias, conseguiu marcar uma data, conseguiu seu visto e veio para o Brasil. Ações como essa marcam o trabalho de Lee, como explica Greenwald ao Mashable: “É isso o que ele faz. Ele é brilhante ao encontrar soluções para todo tipo de desafio de programação de computadores.”

Suas ações seguintes envolvem a troca do sistema operacional de Greenwald (que mudou do Windows 8 para o Linux) e várias outras medidas de segurança no computador do jornalista e usou um software criado para policiais para fuçar nos documentos vazados por Snowden (que ficavam armazenados em um computador sem conexão com a internet). Passados dois dias na casa de Greenwald, ele voltou para os EUA.

Hoje, o guarda-costas digital prepara os sistemas para receber documentos classificados e manter o anonimato de quem os envia. Ele preparou também todos os jornalistas da First Look Media para que seus trabalhos sejam feito com bastante segurança – ele ensinou todo mundo a usar criptografia para suas comunicações através de softwares como PGP e OTR.

A longa história de Micah Lee pode ser lida na íntegra, em inglês, no Mashable. [Mashable]

Foto via Mashable

O post Micah Lee, o segurança digital que protege os documentos vazados por Snowden apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

becfbc zsjqQzVmno

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot