X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

MPF é contra ação da AGU que obriga o Twitter a censurar contas que alertam blitz policial


  1. Sou contra o ato de beber e dirigir. Mesmo que seja o famoso ” foi só uma latinha”. Quem me conhece sabe.
  2. Sou contra o governo, a justiça, ou qualquer um dos poderes decidir o que pode ser publicado em qualquer mídia, de jornais ao Twitterdab bbli.
  3. Uma coisa não passa por cima da outra.
  4. A melhor maneira de tirar estes twitters de blitzes do ar é nós mesmos bloqueando e denunciando. A comunidade pode dar destaque ao bom conteúdo e jogar no limbo o conteúdo ruim, imho essa decisão não é da justiça.

Censorship

A AGU teria proposto que o Twitter receba multa diária caso algum usuário relate os locais de blitz policiais. Inicialmente eu achei a ação equivocada e prejudicial para a sociedade, indo contra a liberdade de expressãodab bbli e beirando a impossibilidade técnica. A única maneira técnica de cumprir tal exigência seria o Twitter analisar o conteúdo dos posts antes deles serem divulgados publicamente, exigindo um trabalho hercúleo de aprovação e, claro, censura, além de comprometer a característica de posts em tempo-real da ferramenta.

É o velho caso de citar violência, pedofilia, tráfico de drogas ou acidentes como desculpas para fazer censura. Para exigir que conteúdo seja pré-aprovado por um censor antes de ser publicado. Devemos, sim, combater essas práticas brutais, prejudiciais para o convívio em sociedade; mas não podemos deixar que o combate impeça as pessoas de bem de exercer sua liberdade de expressão.

Para contextualizar, veja trechos da notícia AGU vai à Justiça contra contas do Twitter que alertam sobre radar e blitz:

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou na Justiça Federal de Goiás com uma ação civil pública que pede a “suspensão imediata” de contas do Twitter que avisam sobre a localização de radares e que divulgam informações sobre data, hora e local de blitz policial. O pedido se refere especificamente aos alertas em Goiás, mas, dependendo da decisão do juiz, pode vir a ter impacto em todo o país.

“Isso vai depender da questão técnica, se vai ocorrer o bloqueio por palavra. Acho difícil que façam o bloqueio por região. Por conta disso, embora o pedido seja específico para Goiás, pode haver o efeito para todo o país. Vai depender do que o juiz decidir”, afirmou o advogado da União em Goiás Luís Fernando Teixeira Canedo.

A pior parte da censura é ********* o *****Agora veja trechos do parecer do Ministério Público Federal sobre a ação da AGU contra o Twitter.

A UNIÃO FEDERAL, pela sua Advocacia-Geral, não logra estabelecer nenhum liame etiológico entre os absurdos números da violência no trânsito e da criminalidade geral no Brasil, nefastas tragédias humanas sob qualquer ponto de vista, com a difusão de informações na internet, em especial em redes sociais abrigadas no Twitter. Ademais, sequer evidencia correlação entre as informações divulgadas nessas redes sociais e aquelas tragédias, ou, ainda, o suposto fortalecimento das atividades policiais, que mirariam a redução de acidentes no trânsito e da criminalidade geral. Logo, não se conclui, pelos termos da petição inaugural, que das premissas fáticas expostas decorra a efeito pretendido pela parte autora; noutras palavras, não se infere que da propagação de informações na internet exsurja o aumento da violência no trânsito e dos crimes.

Quantos ladrões de carro deixaram de ser capturados porque teriam fugido de blitzes, a partir de alertas divulgados nas redes sociais do Twitter? Isso não passa de mera conjectura, sem nenhuma verossimilhança.

Quantos acidentes de trânsito foram causados pela ingestão de álcool? 30%? E os outros 70%, foram causados pela ingestão de água? Proibir-se-á que se beba água? Quantos acidentes foram causados pela má conservação das rodovias federais? O que a UNIÃO FEDERAL, pela sua Advocacia-Geral, pretende que se faça com as autoridades federais que, omitindo-se de cumprirem os seus deveres-poderes, concorrem para acidentes automobilísticos Pretende impedir que elas gastem o tempo navegando na internet?

De outra parte, ressalta-se, uma vez mais, o que se deixou vincado acima, quanto à internet, meio de livre circulação de ideias e informações, algumas relevantes, outras nem tanto. Ela se integra numa nova configuração da vida em sociedade, que envolve a conexão virtual da espécie humana. Todos conectados todo o tempo; todos online. Essa a realidade que o Estado-governo não alcança obstaculizar.

Além de tudo isso, se o Estado-governo pretende proibir o conteúdo das mensagens na internet sobre trânsito, obrigar-se-ia a proibir todas as estações de rádio que se dedicam (algumas com exclusividade) a noticiar exatamente os incidentes de trânsito – aí incluídas as blitzes. Mas quem controlaria conteúdo das mensagens da internet? Novos censores? Visando tonar efetiva a pretensão, se fosse acolhida, necessitaria ser tão abrangente e profunda, que os “censores” precisariam vasculhar o conteúdo de todas aquelas redes sociais enumeradas alhures e infinitas outras, as mensagens do Twitter, todos os e-mails, todos os SMSs, BBMs, Facebook etc.

Posto isso, o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL manifesta pelo indeferimento da petição inicial ou pela extinção do processo, sem resolução de mérito.

Agora aguardemos o parecer do excelentíssimo(a) sr(a) juiz(íza) da 9ª Vara da Seção Judiciária Federal do Estado de Goiás quanto a esta ação.

Mais informações:

hkMkxBiir

Via RSS de Marco Gomes

Leia em Marco Gomes

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot