X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Muito dinheiro pode acabar com o seu negócio!


É isso mesmo! Estou afirmando que se você tem um bom dinheiro para iniciar uma empresa, talvez seja pior do que se você não tivesse dinheiro algum! Digo isso porque o empreendedor brasileiro não gosta de planejar e toda ideia de negócio é uma ideia errada no momento que se concebe esse negócio. Com muito dinheiro ou pouco dinheiro, o empreendedor brasileiro naturalmente não gosta de planejar. O seu negócio é fazer acontecer. Não importa se o empreendedor é o Eike Batista ou se é o José do hot dog, o empresário, principalmente no início, vai errar. Seja na abordagem ao cliente, nos produtos, no preço, na gestão de pessoal, o empreendedor vai ter que se adaptar durante o caminho.

A HISTÓRIA DO EMPREENDEDOR SEM DINHEIRO
Esta é a breve história de Joaozinho. Joaozinho sempre foi um cozinheiro nato. Trabalhou em vários restaurantes e sempre fez muito sucesso. Um belo dia ele pensou: vou ganhar dinheiro para mim mesmo, ao invés de para os outros. Enquanto cumpria aviso prévio do trabalho Joazoinho começou a planejar seu restaurante (planejamento bem do sem vergonha, por sinal).

Só que ele viu que não tinha dinheiro para montar o restaurante da forma que ele queria, pois apesar de grande cozinheiro vivia numa situação financeira apertada. Assim, Joaozinho teve que se virar com o que tinha. Ao invés de abrir um restaurante, montou um disk marmita empresarial. Com o pouco recurso que tinha, cozinhava na casa dele e entregava para os escritórios da região.

Assim, errando, aprendendo e melhorando Joaozinho foi crescendo aos poucos até conseguir abrir o restaurante.

A HISTÓRIA DO EMPREENDEDOR COM DINHEIRO
Esta é a breve história de Joaozão. Joaozão sempre foi um cozinheiro nato. Trabalhou em vários restaurantes e sempre fez muito sucesso. Um belo dia ele pensou: vou ganhar dinheiro para mim mesmo, ao invés de para os outros. Enquanto cumpria aviso prévio do trabalho Joaozão começou a planejar seu restaurante (planejamento bem do sem vergonha, por sinal).

Joaozão, com seus recursos economizados e um pouco de ajuda da família, tinha dinheiro suficiente para montar o restaurante quase da forma que ele queria. E foi o que fez! Depois de alguns meses inaugurou o seu restaurante.
Porém, pouco tempo se passou e Joaozão percebeu que administrar um restaurante não era tão fácil assim. Eram vários problemas (desde o funcionário descomprometido até o fornecedor que não entregava na data pedida) que tinham de ser resolvidos ao mesmo tempo.

A VANTAGEM DE NÃO TER DINHEIRO
1. Errar pequeno
Joaozinho cometeu inúmeros erros em seu pequeno negócio. E Joaozão também. A diferença é que o primeiro errava pequeno, pois seu negócio era pequeno. Assim, perdia pouco dinheiro com os erros. Já Joaozão, quando errava já errava grande e perdia quantidades consideráveis de dinheiro (ou então queimava a cara com muitos clientes de uma única vez).

2. Planejamento forçado.
Joaozinho iniciou seu negócio com pouco planejamento. Mas como ele começou pequeno, ele foi planejando de forma forçada o seu negócio. Ao conversar com clientes, conhecer melhor o mercado, ter noções concretas de custos, Joaozinho se preparou mais para ter um negócio maior. Já Joaozão, perdeu toda esta fase de aprendizagem, pois como falamos acima, quando ele errava, já errava grande e, muitas vezes, não havia tempo hábil de aprender e concertar os erros.

3. Controle dos gastos
Para Joaozinho, cada centavo era importante. Assim, reduzia ao máximo os custos desnecessários, enquanto Joaozão não dava tanta importância para pequenos valores, mas que quando todos somados faziam diferença no caixa da empresa.

4. Grande flexibilidade
Joaozinho, por ser pequeno, tinha grande flexibilidade. Se ele percebia que estava focando no cliente errado, em pouquíssimos dias conseguia reconfigurar todo seu negócio. Já Joaozão, tinha grandes dificuldades para mudar significativamente, pois sua estrutura não era tão flexível.

O QUE FAZER, ENTÃO?
Se você tem bons recursos, comece pequeno! A não ser que você tenha um grande e profundo conhecimento e experiência de mercado, faça um teste num porte menor. Assim você terá certeza de que seus planos vão dar certo sem arriscar grandes quantias de dinheiro.

Se você tem poucos recursos, pare de reclamar e inicie seu negócio! Faça adaptações que possibilitem você iniciar com pouco dinheiro. Talvez você possa até iniciar sem sair do seu trabalho. Aproveite este momento para conhecer melhor o mercado, fazer uma clientela para quando uma oportunidade maior surgir, você estar bem preparado!

Se você estiver seguindo na direção errada, ter muito dinheiro só vai fazer você chegar no lugar errado mais rápido! Lembre-se disso.

dd kfZukqMg

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot