X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nokia e sua década perdida: como ela ficou para trás na corrida de smartphones


No fim dos anos 90, a Nokia previu o futuro dos dispositivos móveis: gastando milhões em pesquisa e desenvolvimento, ela até demonstrou aparelhos touchscreen semelhantes aos iPhones e Androids de hoje. Mesmo assim, a Nokia foi ultrapassada por Samsung e Apple no mercado de smartphones. Eis o motivo.

O Wall Street Journal publicou uma reportagem muito interessante sobre a Nokia e sua década perdida, descrevendo os processos decisórios por trás da empresa. O texto começa mencionando os aparelhos que a Nokia desenvolveu há mais de dez anos:

Mais de sete anos antes da Apple anunciar o iPhone, a equipe da Nokia mostrou um celular com uma touchscreen colorida colocada acima de um só botão. Mostrou-se o dispositivo localizando um restaurante, jogando um jogo de corrida e comprando batom. No final dos anos 90, a Nokia desenvolveu em segredo outro produto atraente: um tablet com conexão sem fio e touchscreen – todas as funções hoje do Apple iPad, sucesso em vendas.

“Oh meu Deus”, diz [o ex-chefe de design da Nokia, Frank] Nuovo enquanto clica em seus slides antigos. “Nós tínhamos acertado em cheio.”

Consumidores nunca viram nenhum dos dois dispositivos.

Afinal, ter um protótipo na manga e vender um produto finalizado aos consumidores são duas coisas muito diferentes. O intermédio entre os dois requer uma visão de futuro na administração da empresa – algo que, como explica o WSJ, faltava muito na Nokia:

A Nokia de fato desenvolveu os tipos de dispositivos que consumidores estão devorando hoje. Ela só não os levou ao mercado. Em um grande erro de estratégia, a empresa mudou seu foco (antes em smartphones) de volta para celulares básicos, justo quando o iPhone colocou o mercado de cabeça para baixo.

A Nokia cometeu este erro de estratégia respondendo ao sucesso de celulares simples e caros (na época), como o Motorola Razr V3. Olli-Pekka Kallasvuo, ao assumir o comando da Nokia em 2006, mudou o foco da empresa para dumbphones. Smartphones ficaram de lado, e Symbian e Maemo (depois MeeGo) brigavam entre si por recursos dentro da empresa. “Passava-se mais tempo brigando que fazendo design”, diz Alastair Curtis, outro ex-chefe de design da Nokia.

O resultado: pelo menos dois sistemas operacionais abandonados e um estoque gigantesco de patentes, que agora são avaliadas em US$6 bilhões e compõem quase todo o valor da empresa, seguido de uma tentativa apressada em voltar à corrida de smartphones. A Nokia só perdeu o primeiro lugar em vendas de celulares este ano, mas isso porque começou bem à frente das outras – a derrocada da Nokia é visível há anos.

A Nokia está pagando até hoje por estes erros feitos nos últimos dez anos. Mas agora, com sua nova linha Lumia e apostando no Windows Phone, ela está enfim ousando ser diferente. Só espero que não seja tarde demais. [Wall Street Journal]

b di
b tLoEfYVjs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot