X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O Android puro viola patentes da Apple?


Depois que a Samsung foi condenada no julgamento contra a Apple por violar patentes, o Google se pronunciou, dizendo que as acusações “não têm relação com o núcleo do sistema operacional Android”.

Mas isso não é exatamente verdade.

Sim, o Google se esforçou para não violar patentes da Apple – mas em alguns casos, só versões mais recentes (como Ice Cream Sandwich) saem ilesas. A Samsung, por sua vez,  foi longe nas violações por causa do TouchWiz.

A Apple acusou a Samsung de violar quatro patentes que dizem respeito ao Android. Vejamos isso ponto a ponto:

Tela de apps: A patente de design ’305 descreve uma tela 4×4 de ícones com uma barra inferior com mais 4 ícones fixos.

O TouchWiz é praticamente idêntico. Mas a gaveta de apps no Android padrão jamais foi assim: ela nunca teve uma barra inferior fixa – isso era só na tela inicial. E a homescreen também é diferente, principalmente devido aos widgets.

Efeito de “salto” nas listas: A patente ’381 descreve o efeito “bate-volta” quando se chega ao final de uma lista no iOS.

A Samsung implementou isto no TouchWiz em vários aparelhos. Mas o Android padrão evitou esse efeito: até a versão 2.2, quando uma lista chegava ao fim, ela simplesmente parava. No Gingerbread padrão, isto mudou: surgia um brilho laranja ao chegar no fim da lista. O efeito foi reduzido, e continuou no Android 4.x.

Só que o efeito de salto aparecia, sim, no Android padrão. Ele estava na lista de apps e nas telas iniciais, até o Gingerbread. Para a Samsung, isso foi um problema: o júri decidiu que ela violou a patente ’381 inclusive no Galaxy Prevail, que roda Android sem TouchWiz.

f locks

Deslize para destravar: Está na patente ’163, que a Samsung foi acusada de copiar. Ela envolve arrastar, na tela, um botão da esquerda para a direita para destravar o aparelho.

O Android padrão tinha um “deslize para destravar” semelhante ao da Apple (veja acima) até o Gingerbread. Por isso, mesmo o Galaxy Prevail – sem TouchWiz – violou a patente, segundo o júri.

Mas a Samsung adotou outras formas de destravar o aparelho, e o Google também. Com o Android 3.0, você movia um cadeado até a borda de um círculo para destravar. Isso foi refinado, e se manteve no Android 4.x padrão. Outras fabricantes também inovaram nesse quesito, para evitar litígio por patentes.

Pinch-to-zoom: A patente ’915 é um pouco mais difícil de se driblar. Ela descreve o movimento de colocar dois dedos na tela e movê-los para dar ou tirar zoom.

O Android padrão incluiu esta funcionalidade na versão 2.0. É um gesto básico hoje em dia, retirá-lo seria problemático, mas é protegido por patente e o júri decidiu que: 1) ela é válida; 2) a Samsung violou a patente.

Talvez por isso o Google disse que “vários [pontos] estão sendo reexaminados pelo Escritório de Patentes dos EUA”. Se você quer pinch-to-zoom em todos os aparelhos, é melhor que essa patente seja mesmo invalidada.

***

O Google teve mais sucesso, desde o início, em fugir de um design de hardware semelhante ao iPhone. Como apontam os fóruns do The Verge, toda a linha Nexus tem forma e visual que não infringem a patente ’677, do retângulo com cantos arredondados. Não é a única forma de se criar um smartphone, afinal. E os Nexus são bons exemplos disso.

Mas no software, o caminho é sempre mais difícil. Das quatro patentes acima, três descrevem funções presentes até o Gingerbread padrão. Em versões posteriores do Android (Honeycomb e ICS), o Google tentou escapar de violações de patente, com pequenas mudanças. Ou seja, as patentes tiveram (e terão) impacto na experiência de uso do Android — inclusive a versão sem TouchWiz, criada pelo Google. Provavelmente pensando nisso a empresa desembolsou 12 bilhões de dólares para comprar a Motorola.

Mas algumas funções — como o pinch-to-zoom — parecem inevitáveis. A Apple continuará sua disputa judicial acusando violações dessas patentes? Se continuar a tal guerra “termonuclear” contra o Android, prometida na biografia de Steve Jobs, tudo indica que sim. Ao lado do Google, resta a esperança de que o sistema americano de patentes de software seja revisado.

f di
b RXLOxqbw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot