X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O carbyne, um primo do grafeno, muda de condutor para isolante quando é esticado


Se você já ouviu falar de todas as propriedades incríveis do grafeno, agora é hora de conhecer seu primo de unidimensional, o carbyne. Enquanto o grafeno tem uma cadeia bidimensional de átomos de carbono, o carbyne tem somente uma corrente de átomos solitários. Mas isso não impede que o carbyne seja legal: ele é o material mais forte do mundo (sim, mais que o grafeno) e um novo estudo descobriu que ele tem a estranha habilidade de mudar de condutor para isolante com uma esticadinha.

As propriedades especiais do carbyne poderiam ser usados em nanoeletrônicos que são ativados quando apertados, já que a função dos transistores — os bloquinhos que formam os eletrônicos — é justamente alternar entre conduzir e isolar.

Mas antes que fiquemos empolgados é importante notar que é muito difícil conseguir o carbyne. O grafeno, por outro lado, está ficando cada vez mais fácil de fazer — ele pode ser feito até com fita adesiva. Às vezes o carbyne é encontrado no grafite comprimido, mas os cientistas só conseguiram sintetizá-lo em cadeias de 44 átomos. O novo estudo sobre as propriedades do carbyne é mais baseado em modelos computadorizados do que em cadeia de carbyne de verdade — no entanto, os resultados são interessantes o suficiente para valerem uma reflexão.

A equipe da Universidade de Rice descobriu que uma esticada de apenas 3% no carbyne fez com que ele trocasse de condutor para isolante. A razão reside nos efeitos quânticos, então pode se preparar para um pouco de maluquice: se você tivesse que desenhar a estrutura molecular do carbyne, como nas aulas de química, você teria que alternar ligações simples e triplas (1-3). Mas na realidade (quântica), ele meio que existe tanto em ligações alternadas (1-3) quanto em duplas ligações. Quando o carbyne é esticado, no entanto, a balança se inclina para as ligações 1-3, o que altera o comportamento dos elétrons, de modo que o material de torna um isolante.

Tudo isso é só teoria até agora, mas aponta que analisar o carbyne poderá vir a ser muito excitante. Cuidado, grafeno: você pode deixar de ser o único supermaterial do futuro.

[IEEE Spectrum via Nano Letters / Imagem via]

O post O carbyne, um primo do grafeno, muda de condutor para isolante quando é esticado apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

df qdOTbEosxdM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot