X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O futuro dos apartamentos é assim


Várias metrópoles estão ficando sem espaço, e o pouco que resta custa uma fortuna para se alugar ou comprar – para quem quer morar na cidade grande (ou seja, milhões de seres humanos) isto é um problema. Então eis uma solução: micro-apartamentos para evitar o estigma do “apertamento”, que conseguem dar vida completa a uma caixa minúscula.

O que você vê acima é o vencedor da competição “adAPT NYC” feita pela cidade de Nova York, visando a criação de apartamentos habitáveis, humanos e com design elegante com área de até 37m² (o mínimo hoje permitido por lei na cidade).

adapt-nyc (2)

O projeto “My Micro NY”, do escritório nARCHITECTS, faz exatamente isso. Você pode fazer caber toda a sua existência em um apartamento entre 25 e 28 m² usando compartimentalização inteligente, móveis dobráveis, e um olho treinado para ocupar o espaço de forma mais eficiente. De acordo com a explicação do gabinete do prefeito Michael Bloomberg:

Cada unidade é composta por duas zonas distintas: uma “caixa de ferramentas” que contém uma cozinha, banheiro e lugar para guardar suas coisas; e uma “tela” fornecendo espaço amplo, flexível e bem proporcionado que permite a expressão individual, e serve como área para se habitar e para dormir. ‘My Micro NY’ une um espectro de escalas indo de cozinhas projetadas de forma eficiente à organização dos apartamentos e espaço comum, todos em uma construção simples, porém icônica.

adapt-nyc (3)

Como você pode ver na imagem acima, neste apartamento a sala de estar, sala de jantar e quarto são o mesmo espaço – porém utilizado de forma diferente. A ideia aqui reflete o que Graham Hill, amigo do Gizmodo, fez com seu próprio apartamento, mas o My Micro NY quer expandir isso a mais pessoas.

No ano que vem, um edifício inteiro de micro-apartamentos será erguido no bairro Gramercy, em Manhattan, com preços que ganham fácil até de um estoque infestado de piolhos no andar de cima de um restaurante chinês: US$ 940 para um estúdio e cerca de US$ 1.700 por uma unidade de duas pessoas. Para morar em Manhattan, esses preços são espetaculares.

Mas isso é para além de Nova York. Experimentos como este indicam que podemos viver bem dentro de espaços que pareceriam claustrofóbicos e horríveis no papel. Com o projeto certo, metragem quadrada realmente não significa muito. É como estar dentro de uma ilusão de ótica. É como estar dentro de uma câmara de espaçonave. É brilhante.

Eu quero tentar morar em um desses agora mesmo, porque é assim que o urbanismo será neste século. [NYC.gov]

adapt-nyc (4)

ffbadbad uiSyVxfr

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot