Uma startup de hardware geralmente exige mais investimento que uma de software. O TNW publicou um artigo de Adam Benzion, fundador da Entirely, uma rede de startups de hardware, para dar dicas sobre bootstrapping para essas empresas. Ele também é o criador do guia (que você pode ver completo aqui).
Veja abaixo os principais pontos.
1. Explore
Antes de começar a construir coisas, existe uma ideia e é nesta fase que várias perguntas devem ser respondidas. Não é hora de se atentar aos detalhes, mas também não é hora de montar protótipos.
Você seguirá o caminho melhor se seguir a lista a seguir e aí descobrir o que tem nas mãos e o que fazer com a ideia.
Defina seu seguimento
Que problema você está resolvendo? Seu produto saciará as necessidades de quem? Você compraria esse produto? Quanto o seu produto custaria e isso está de acordo com as expectativas dos consumidores? O quão grande é o seu mercado?
Construa um documento de requisitos de marketing
O que sua marca defende? Isso não é o mesmo que o nome da empresa, logo ou slogan, mas o que você representa. Identidade de marca é uma parte importante do mundo do marketing.
Existem as necessidades dos consumidores e as vontades deles. Seu produto pode responder uma questão mundana, mas você sempre pode torná-lo sexy.
Lembre-se, nunca é cedo demais para questões como propriedade intelectual, marca registrada, só para ter certeza e ficar tranquilo.
Envolva outras pessoas sempre que possível
Encontre mentores e conselheiros. Fale com pessoas que confia. Sempre que puder, fale também com pessoas que já fizeram isso antes de você.
Valide suas suposições. Fale com pelo menos 20 estranhos sobre o seu produto. Meça o entusiasmo deles, escute atentamente as questões deles e não parta do princípio que você já tem as respostas.
Monte o time correto
Sim, você precisa de um time talentoso, mas uma startup tem que ter pessoas dispostas a correr riscos. Busque por tipos resilientes, perseverantes que possam manter uns aos outros motivados mesmo quando os níveis de frustração estão altos.
Faça cursos técnicos, se involva, e aprenda coisas novas
Conheça o mercado, aprena sobre o valor de tudo e saiba por quanto vender aquilo (geralmente um microprocessador custa 4x o valor de produção)
Custo é a chave
Crie estimativas de custo. Protótipos são caros e os engenheiros que os constroem também. Custos acurados são importantes.
Mapeie sua estratégia de fundo. Uma coisa que comumente quebra startups de hardware é a saída rápida e descontrolada de dinheiro. Uma estratégia de fundo pode ajudar e deve entrar no jogo o mais cedo possível.
Construa uma experiência, não um produto
Você está comprometido a entregar um produto físico e mesmo que ainda não tenha um protótipo, essa é a hora de definir uma experiência que você precisa entregar junto com o produto para que seja bem sucedido.
Desenvolva conceitos visuais de software, hardware e pessoas interagindo com essas coisas nesses cenários. Faça esses conceitos ficarem bonitos, com visual 3D. Essas coisas ajudam na hora de vender, mas também servem para manter você e sua equipe inspirados.
Defina a arquitetura do seu produto e da sua experiência: Design é importante, mas lembre-se de mostrar a utilidade do seu produto e porque é importante no dia-a-dia.
Defina também uma estratégia de software. Lembre-se da Internet das Coisas. É importante que você pense na conectividade dos seus dispositivos. Como será a visualização desses dados?
Para engajar um time é melhor que você já tenha antes o core da sua invenção, a experiência que você quer passar e a marca.
Se comunique bastante com seu time e vendedores, insista no “retorno de experiência”
Hardware, uma dificuldade divertida
Saiba que a mistura de materiais, cores e luzes é mágica, mas tenha em mente que o mundo terá acesso a uma invenção sua, então faça direito, siga os passos corretos e fale com as pessoas certas.
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