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5 dicas para manter o foco durante o crescimento da sua startup


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Por Dan Strougo, country manager da 99designs,

Criar uma startup pode até ser uma tarefa fácil caso você descubra uma boa oportunidade em um segmento que realmente precise de determinada solução ou serviço. O grande desafio é conseguir manter a nova empresa em plena expansão após sua consolidação no mercado. Afinal, empreender é um exercício contínuo.

Primeiro, pense nas startups bem sucedidas e nesse sucesso que você gostaria de ter. Agora descreva seus fundadores. Ao fazer isso, um adjetivo vem em minha cabeça: obsessão.

Startups de sucesso geralmente são resultado de fundadores guiados por um desejo obsessivo de entender seu consumidor e oferecer a ele aquilo de que precisa. Este foco é o recurso mais valioso de uma startup, pois leva a um profundo entendimento do mercado e ao desenvolvimento de ações que supram suas necessidades. Ainda assim, muitas empresas, ao expandirem seus negócios, perdem este senso de direção e seus benefícios. Listo então estão cinco focos importantes de se manter enquanto sua startup cresce:

1) Escreva suas metas

Pensar grande significa planejar grande. Você precisa de um plano de negócios escrito. Não estou falando de um documento formal, mas sim da necessidade de passar uma ideia clara sobre o que você quer alcançar. Comece por metas mais abrangentes para os próximos cinco anos. Por fim, defina seus objetivos mensais. Você precisa ter uma visão concreta do caminho que está percorrendo para enxergar aonde quer chegar.

2) Comunique

Informe sua equipe. Seu time deve saber quais são os objetivos e metas, para que possam trabalhar em prol do avanço almejado. Mostrar o caminho possibilita ao seu time visualizar o alvo a ser atingido, o que proporciona motivação. Peça um feedback de todos, desde os estagiários até os executivos, e escute o que eles dizem. Estabeleça uma reunião com todos regularmente. Na 99designs, nós temos reuniões semanais por videoconferência, para que todos fiquem por dentro das recentes realizações e desafios dos diferentes departamentos, além de discutirmos e definirmos nossos próximos passos. Quando você alcançar uma meta, compartilhe com toda a empresa quem foram os responsáveis por isso e comemorem como um time só.

3) Cresça com cuidado e contrate com cautela

A escassez de recursos é um fator que pode ajudar as startups a manterem o foco. Se você tivesse pouco dinheiro e menos tempo ainda, certamente se dedicaria a algo que possibilite um retorno maior. Financiamento e contratações podem trazer maior flexibilidade, mas também podem atrapalhá-lo na missão de estar conectado com seus clientes. É por isto que é sempre recomendável que as startups só contratem quando necessário e apenas para cargos altamente específicos. Você consegue definir claramente para que cada pessoa foi contratada? Só contrate quando você tiver 50% a mais de trabalho do que uma pessoa poderia realizar. Cada novo contratado deve chegar com muito trabalho e agregar valores tangíveis desde o primeiro dia.

4) Mantenha a vibe de uma startup

Identificar uma startup é mais uma questão de feeling do que de ter certo número de empregados ou atingir um rendimento “x”. É mais um senso de energia e entusiasmo em torno do projeto, como uma missão compartilhada, somando-se a isto o reconhecimento de que cada colaborador tem uma montanha de tarefas a serem cumpridas. Para ser franco, todo mundo precisa sentir que está um pouco sobrecarregado. Você deve conferir as metas a serem atingidas ao mesmo tempo em que busca outras maiores. Isto deve estar claro para toda a equipe. Na 99designs isto é visível em nossos escritórios, onde nossos objetivos estão descritos em grandes monitores e regularmente revisados com todo o time, conferindo e buscando uma meta maior.

5) Lembre de suas raízes

Empresas em expansão, muitas vezes, tratam seus esforços em adquirir os próximos clientes como fizeram outrora. Não é bem assim. Seu processo neste início é traçar um roteiro em como conquistar cada. Treine os novos funcionários com o mesmo método inicial empregado para buscar, cultivar e manter os consumidores como. Toda interação com consumidores é uma nova oportunidade de crescer através do famoso ‘boca a boca’ e será tão verdadeiro quanto atingir milhares de clientes, assim como quando você conquistou os primeiros.

6) Foco

Este é o recurso mais crítico de uma startup e também o mais fugaz. Lembre-se sempre de suas metas, suas origens e como sua empresa pode florescer e possibilitar a você continuar atingindo mais e mais clientes a todo momento.pe

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