X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que o Opera ganhou (e perdeu) no desktop após adotar Chromium como base


A Opera anunciou há algum tempo que abandonaria sua engine Presto, desenvolvida internamente, para adotar o Chromium como base. E hoje, podemos enfim testar o navegador para desktops reformulado por dentro.

O Opera Next, disponível para Windows e Mac, é uma versão preview não finalizada, mas mostra como será o futuro do “melhor navegador que ninguém usa”.

Qual o efeito da mudança interna no Opera? Usando a nova engine Blink, ele é visivelmente mais rápido em carregar páginas da web, em comparação à engine Presto. Os benchmarks também apontam isso:

  • Peacekeeper: 3.955 (Blink); 2.957 (Presto)
  • Speed Battle: 561 (Blink); 391 (Presto)
  • Sunspider: 183 ms (Blink); 219 ms (Presto) – menor é melhor

No entanto, as mudanças também fizeram o Opera perder funcionalidades. Ele não tem mais Favoritos, substituídos pelo Stash (mais sobre ele abaixo). Não é mais possível abrir abas privadas (apenas janelas privadas). O Opera Wand, que preenche formulários automaticamente, foi removido; assim como o Opera Link, que sincroniza abas e favoritos entre dispositivos diferentes.

Por fim, a empresa decidiu separar o cliente de e-mail e criar o Opera Mail, disponível para Windows e Mac através deste link.

Entre as novidades, estão algumas que vimos no novo Opera para Android. Você faz buscas direto na barra de endereços (assim como no Chrome). A seção “Descobrir” traz recomendações de artigos separados por tema – ciência, tecnologia, entretenimento e outras. E agora é possível organizar por pastas os sites no Speed Dial.

Também temos o modo Off-Road (antes Opera Turbo), que acelera o carregamento de páginas da web através da compressão de dados. Ele agora tem suporte ao protocolo SPDY, criado pelo Google.

Por fim, outra novidade é o “Stash”, uma forma diferente de favoritar páginas da web: os sites que você guardar para depois ficam organizados em uma lista, com suas respectivas screenshots. Ele ainda é meio estranho: você não pode reorganizar os sites, e não entendo a utilidade de guardar as screenshots de cada site. Também não há um modo de organizar os “favoritos” em pastas.

opera-next-stash

Por enquanto, o Opera Next parece o Google Chrome com uma cara nova, e com menos recursos. Torcemos que isso mude até a versão final, e que as funcionalidades removidas voltem aos poucos.

Baixe o Opera Next 15 aqui: [Opera Next via The Next Web]

ac ssXFlAgs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot