X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pesquisadores da IBM descobrem novo tipo de polímero reciclável acidentalmente


Materiais fortes e resistentes são difíceis de reciclar – eles são criados para serem usados e abusados. Mas pesquisadores químicos de um laboratório da IBM publicaram a descoberta de uma família até hoje desconhecida de polímeros que são super fortes, auto-curáveis, leves e fáceis de reciclar. E a descoberta foi totalmente acidental.

A doutora Jeannette Garcia estava misturando uma receita para um polímero plástico em um laboratório da IBM quando acidentalmente deixou de fora um ingrediente. Quando retornou à proveta mais tarde, a mistura líquida tinha se transformado em um plástico branco tão forte que não podia ser removido com um moedor. A Dra. Garcia teve que quebrar a proveta com um martelo para retirar o polímero.

A IBM diz que o plástico criado por Garcia é o primeiro novo tipo de polímero descoberto em décadas – a maioria dos polímeros criados nos últimos anos são simplesmente variações de materiais sintetizados anos atrás. A nova família, que recebeu o nome “Titan”, é um tipo de polímero termofixo, formado sob o calor para criar uma rede 3D de ligações que é tão rígida quanto o osso.

Diferentemente de outros polímeros termofixos, no entanto, a descoberta acidental da IBM é totalmente reciclável, um benefício imenso em uma classe de materiais criada para ser ultra-resistente. “Termofixos são projetados para serem estáveis em termos de temperatura e propriedades mecânicas; eles não são feitos para ser reversíveis,”, disse o Dr. Timothy Long, um professor de química da Virginia Tech. “Pensar em materiais com essas propriedades e que ainda são recicláveis é um grande avanço.”

Ainda há muita pesquisa a ser feita, e não veremos polímeros baseados em Titan em produtos tão cedo. Mas esta descoberta acidental mostra que é possível criar materiais fortes e auto-regenerativos que são duráveis quando preciso, mas podem ser quebrados e reciclados quando seu trabalho está concluído. Você só precisa cometer alguns erros no caminho. [Science via The New York Times]

Imagem: Shutterstock / anyaivanova

accf HrRoHgYN

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot