X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

POLÊMICA DO DIA: CONAR x BLOGOSFERA


Reprodução da matéria da IstoÉ, clique pra ler a notícia.

Ai, que saco, lá vem mais um post falando sobre a profissionalização da blogosfera“, pensou você assim que começou a ler esse texto (Ou talvez até antes… já que o que impera na internet hoje é a lei do “não vi e não gostei“). Sim, essa discussão pode ser mais antiga que a própria blogosfera, porém, esse debate há 5 anos é totalmente diferente do debate hoje.

Existem certas discussões que precisam de pelo menos uma década até que comecem a fazer sentido, e a da profissionalização da blogosfera é uma dessas. Desculpa, mas já se foi o tempo em que você podia fazer qualquer coisa no seu blog com a justificativa clichêzona de que ele é seu “diário pessoal” e que você faz o que quiser com ele. A partir do momento que existe gente comprando ~mídia~ ou colocando qualquer tipo de dinheiro na “blogosfera”, pronto, o mercado foi reconhecido, está estabelecido e o que você faz no seu blog afeta a percepção geral de como as coisas são feitas no meio.

Você é um blogueiro, tem audiência, influencia pessoas e monetiza seu blog? Então, tá na hora de encarar o fato de que você tem SIM responsabilidades éticas e legais. Ainda acha que não?

Que tal a notícia que correu ontem na web de que o Conar está investigando blogueiras de moda porque não avisaram seus leitores de que fizeram propaganda paga no blog? Leia aqui.

Pois é, fazer propaganda disfarçada É CRIME e não vai adiantar você falar que o blog é seu e você faz o que quiser. A coisa ficou séria e, finalmente, a profissionalização da “blogosfera” deixou de ser uma discussão restrita a grupos de entusiastas no Facebook ou encontros de bloggers e afins.

Pra entender o impacto dessa notícia, convidamos alguns blogueiros, jornalistas e pesquisadores de mídia digital pra opinar sobre assunto. Se liga:

ae modelo youpixchat julia petit

Acho que é importante porque sinaliza que publicidade é publicidade não importa em qual veículo ela esteja inserida. Acho esta discussão importante para que parâmetros sejam esclarecidos, já que este mercado cresceu muito rápido e sem muita informação sobre como a publicidade deve ser veiculada. Acho que vai sim ajudar na profissionalização. Quando um blog/site cresce e passa a ser um negócio com clientes, a receita publicitária tem que crescer também na sua administração e aprender a lidar com as responsabilidades que isso acarreta. Enfim, penso que será uma boa oportunidade para que todos, veículos e clientes, fiquem mais informados sobre o assunto.

 

f facebook mercadoria cliente edney souza interney

O principal motivo de existir o CONAR é para que a publicidade resolva seus próprios problemas sem intervenção do governo, auto-regulamentação ao contrário do que pensam é uma iniciativa que concede bastante liberdade para que o mercado publicitário brasileiro se desenvolva, e se queremos que a publicidade em mídias sociais seja levada a sério é fundamental que o CONAR se envolva.

Dentro do código do CONAR as regras do jogo são simples, se é propaganda tem de ficar caracterizada como tal, a forma como isso deve ser feita acredito que ainda carece de discussão. Na minha opinião dizer que a marca entrou em contato comigo para divulgar uma promoção já é um indicativo claro de que a divulgação não é uma iniciativa própria do publisher mas tem algum incentivo da marca por trás. Outros acreditam que é necessário um aviso mais claro. O que definitivamente não pode acontecer é disfarçar de opinião própria. O publisher tem todo direito de vender o espaço dele para a publicidade, mas quando ele vende a opinião ele definitivamente cria um problema com sua audiência.

 

f modelo youpixchat julio hungria

A corporação organizada da publicidade está começando a chorar as pitangas porque nao percebeu a tempo o formato ‘publieditorial’ ou nao quis reconhecer nele – e em outros atalhos similares – 1 modo legítimo de anunciar. Continua agarrada ao comercial de 30 e ao anúncio impresso em revistas e jornais que, hoje em dia, já não são mais os mesmos e, seguramente, já não dão o mesmo resultado de antes. Então, recorre a uma suposta autoridade do Conar, que em nada lembra o Conselho imaginado por Caio Domingues, para pressionar pelas verbas que lhe fogem ao controle.

Posts pagos claramente dados como pagos por quem os publica, são isso mesmo – nada demais. Não informou que o post era de algum modo remunerado (e era), pau nos autores. Simples assim. O Conar não é desse tempo e não está preparado para julgar o que vale ou o que nao vale na internet, eu acho. Penso que devia se contentar em controlar a publicidade paga na TV, no rádio e nos impressos 🙂 Ou, então, se modernizar – em estrutura e pessoal – pra se capacitar a entrar em áreas mais novas – que tal 1 iConar?

Sobre o caso do “Perdi Meu Amor na Balada“, o que eles estão querendo? O fim do viral como arma publicitária? Tsc, tsc, só deixar correr solto que hoje em dia tem coisa melhor que autorregulamentação – o julgamento nas mídias sociais pode até ser injusto, mas não é mais que o decidido por votos de grupos fechados e, na maioria das vezes, irrecorrivelmente conservadores.

 

f modelo youpixchat caio de arruda miranda moda it

A força dos blogs advém de sua independência editorial – as leitoras confiam em suas resenhas e indicações. Sinalizar que o conteúdo tem viés publicitário, inclusive quando o produto ou serviço de fato seja do agrado da blogger, é uma das várias etapas do processo de profissionalização dos blogs, que só têm a ganhar credibilidade com este tipo de marcação (publieditorial). As leitoras identificam as marcas que têm maior interesse em atrair sua atenção e isso poderá inclusive agregar valor à ação publicitária… por outro lado, omitir o caráter comercial do post tem efeito inverso, pois é ingenuidade subestimar o senso crítico do público de internet, que pode se sentir lesado quando se depara com conteúdo essencialmente não-informativo. Indicar o post como “publieditorial” (ou expressão análoga) é, portanto, uma das boas práticas a serem seguidas pelos blogs e só trará mais credibilidade à blogger.

 

E você, qual sua opinião sobre o assunto? Como você acha que isso vai afetar a profissionalização da blogosfera e a legitimação desse mercado como mídia adulta, madura e responsável?

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot