X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que a América Latina deve aproveitar a IoE


Jordi_Botifoll_Cisco

*Artigo por Jordi Botifoll

A América Latina enfrenta importantes desafios, em termos de desenvolvimento e competitividade, ao mesmo tempo tem a grande oportunidade de repensar o futuro e avançar em ritmo mais rápido. A próxima fase da Internet, a Internet de Todas as Coisas (do inglês:  Internet of Everything – IoE) – uma espécie de “sistema nervoso” global de redes que conectam pessoas, processos, dados e coisas – oferece possibilidades de transformação para a região, com importantes consequências em termos de desenvolvimento, emprego e competitividade.

A IoE torna as conexões mais relevantes e valiosas que antes, convertendo a informação em ações que criam novas capacidades, experiências mais enriquecedoras e oportunidades econômicas sem precedentes para os negócios, pessoas e países.

Há, no mundo, ainda cerca de 99% de objetos com capacidade de integração à IoE. Isso significa que apenas 10 bilhões dos 1,5 trilhão de objetos estão atualmente conectados. Ou seja, existe um potencial incrível para se conectar o que hoje está desconectado. A Cisco estima que US$ 19 trilhões podem ser gerados nas próximas décadas, impulsionados pela conexão de pessoas com pessoas, pessoas com máquinas, máquinas com máquinas, tudo por meio da Internet de Todas as Coisas.

O valor estimado (potencial) será gerado através de investimentos de empresas dos setores público e privado e de indústrias que tirem proveito da IoE na próxima década. Desse montante, US$ 860 bilhões correspondem à América Latina. Se a Internet de Todas as Coisas não for implementada, será como se todo esse dinheiro permanecesse parado. O desafio é claro: a digitalização dos países, cidades, empresas e organizações é uma oportunidade que a América Latina não pode desperdiçar, pois é uma chance sem precedentes de avanço em produtividade e competitividade.

A região, que possui um mercado com mais de 600 milhões de pessoas, conta com sólidos fundamentos macroeconômicos. Entretanto, os indicadores econômicos e sociais destacam a necessidade de aumentar a produtividade dos países da América Latina par manter seu impulso econômico e social. A desaceleração da economia mundial e as mudanças nos modelos de investimento combinados com desafios em áreas como educação, saúde, infraestrutura e tecnologia são temas que precisam ser resolvidos.

O principal desafio do futuro na América Latina não é a instabilidade econômica e sim o baixo crescimento, cujas taxas anuais variam entre 1% e 2%, valor que não é suficiente para suprir as grandes expectativas da população, em especial da chamada nova classe média. O único modo de obter uma taxa maior de crescimento é aumentando a produtividade: melhorando a educação, aumentando a inovação, aprimorando a infraestrutura e obtendo mais competitividade. Nesse contexto, a digitalização da região e, em especial, a Internet de Todas as Coisas terão um papel determinante.

Tanto governadores quanto prefeitos têm visões muito claras e ambiciosas em matéria de agenda digital. Entretanto, elas não correspondem com a realidade. De acordo com o recente relatório Global Information Technology, ainda que a América Latina e o Caribe tenham avançado no que se refere às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), ainda ocupam posições muito baixas no ranking. No Networked Readiness Index – um estudo que avalia o entorno, a preparação, o uso e impacto das TICs em 143 países –, o primeiro país latino no ranking é o Chile, que ocupa a posição 38. Os demais estão bem atrás. O que evidencia que a região ainda está defasada em termos de conectividade, em comparação com outros países e regiões do mundo.

O alcance da banda larga na América Latina está abaixo da média global. O que é muito baixo e pode ser um fator limitante para a adoção da IoE. Os países da região devem implementar políticas para impulsionar o crescimento das conexões de banda larga. Acreditamos que este é um dos fatores prioritários para aumentar a produtividade e competitividade das nossas economias em todos os níveis e, assim, melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos.

Convido os líderes da região a considerar as inúmeras vantagens da Internet de Todas as Coisas, não somente para seus governos, mas também para o setor privado. O primeiro passo é aumentar a disponibilidade e o acesso à banda larga, em particular mediante políticas que promovam o acesso universal, aumentar a acessibilidade, estimular a concorrência digital e diminuir as desigualdades. Além disso, a região deve aumentar seus investimentos em infraestrutura e tecnologia para melhorar sua produtividade. A IoE exige também uma mudança de mentalidade, com forte direcionamento para inovação.

Essas são as medidas que devem ser adotadas para assegurar que a América Latina possa aproveitar as vantagens da próxima fase da Internet. Os benefícios da IoE podem ser incrivelmente superiores se comparados a etapas anteriores da internet. A digitalização da América Latina é uma oportunidade iminente.

*Jordi Botifoll – Presidente da Cisco para América Latina

O post Por que a América Latina deve aproveitar a IoE apareceu primeiro em Startupi.

bcf Nb cdRXxw

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot