X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Por que o pôr do sol é tão parecido em Marte e Pequim?


A imagem da esquerda mostra o pôr do sol em Marte. A da direita é a mesma visão, mas em Pequim. E se não fosse pelo cenário urbano, você teria dificuldade em apontar a diferença. Estranho, não? Felizmente a ciência consegue explicar o que acontece.

Joe Hanson é o especialista em biologia por trás da série It’s Okay to be Smart da PBS. Ele explicou o fenômeno para o Gizmodo:

As areias de marte são um risco para a exploração humana. Minerais como gipsita podem ter, na poeira de Marte, o mesmo efeito no nosso pulmão que o acúmulo de minérios de carvão e outras coisas aqui na Terra. É verdade que não respiraríamos isso todo dia, mas a poeira também é perigosa para as roupas espaciais e assentamentos. As missões Apollo nos ensinaram que roupas espaciais adoram ficar cheias de poeira. Como está há milhões de anos na atmosfera de Marte, a poeira está cheia de carga estática, o que faz com que ela se prenda a coisas como filtros de ar. Isso pode ser muito perigoso e prejudicar a nossa respiração.

O tamanho minúsculo das partículas de poeira em Marte fazem com que o pôr do sol pareça um pouco azul na foto. Na Terra, nossos gases atmosféricos dispersam a luz azul e violeta conforme ela viaja pela atmosfera (e é por isso que nosso pôr do sol é vermelho e o céu é azul).

ku-xlarge (7)

Mas o que acontece em Pequim? Hanson explica:

Em Pequim a história é diferente. Poluentes químicos de carros e combustíveis fósseis são convertidos em coisas como dióxido sulfúrico, que pode ser transformado em um aerosol feito de ácido sulfúrico (olá, chuva ácida!). São estes aerosóis  que dispersam a luz em Pequim (e em Los Angeles, e na Cidade do México). Perceba que o pôr-do-sol em Pequim é mais vermelho. Na Terra, ele costuma ser vermelho, laranja e amarelo (e ele não precisa de poluição para ser bonito, ao contrário do que alguns pensam), mas esses aerosóis filtram ainda mais a luz laranja, intensificando o vermelho. Aerosóis maiores e poeira de tempestades de areia que atingem Pequim adicionam a “névoa” geral  -grandes grãos de areia espalham as coisas e adicionam um brilho branco ao pôr do sol. O governo chinês gosta de culpar as tempestades de areia pelo fenômeno, mas a maior culpada na verdade é a poluição.

ku-xlarge (6)

Assim, o motivo pelo qual o pôr do sol tanto Marte quanto em Pequim tem tanta névoa é simples: é a mesma física aplicada em duas experiências diferentes. Mas o mais importante de tudo é que você não deveria respirar o ar em nenhum dos dois lugares. [Obrigado, Joe!]

Joe Hanson é o apresentador e escritos da série do YouTube It’s Okay to be Smart, da PBS Digital Studios. Você pode segui-lo no Twitter aqui, e no Tumblr aqui.

bacf OzRfnABIE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot