X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Professor explica que utilização excessiva desgasta o termo sustentabilidade


por Marcus Nakagawa

edffb meio ambiente

O termo sustentabilidade está sendo utilizado de qualquer forma por muitas empresas, consumidores, propaganda, consumidores, etc. Agora já existem todos os tipos de produtos sustentáveis (será que 100% dos componentes desses produtos são biodegradáveis ou 100% recicláveis?), processos sustentáveis (será que todo o carbono utilizado está sendo compensado mesmo? Será que não daria para fazer de outra maneira? Será que a empresa está le­vando em consideração todas as questões dos empregados, acionistas, consumidores, etc.?), pessoas sustentáveis, cursos e even­tos sustentáveis, etc.

A tendência é a palavra ficar desgastada como ficou a palavra marketing, comunica­ção ou gestão. Estas palavras são utilizadas de qualquer forma sem o efetivo conheci­mento do conceito ou da profundidade do tema. Quem já não escutou de algum colega falando que aquela “jogada de marketing” de tal empresa fez sucesso na TV e que ele adorou a atriz daquele ‘marketing’ da cerve­ja. Ou, senão, que a gestão é fundamental para o futuro da empresa. Palavras muitas vezes “ao vento que já estão no consciente coletivo, porém sem o devido conhecimen­to ou arcabouço teórico envolvido”.

A palavra sustentabilidade e todos os princípios para a busca do tal desenvolvi­mento sustentável devem ser divulgados sim, sem censura, porém com critérios um pouco mais rígidos. Tomando cuidado com a banalização e a enganação, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitá­rio (Conar) apresentou, em junho de 2011, uma série de normas para regular peças de propaganda baseadas em apelos de susten­tabilidade. No Canadá, França e Inglaterra, não é uma norma voluntária, pois conta com a ajuda da mão pesada do Estado. A ideia é proteger os consumidores das men­sagens sobre produtos verdes que, por ex­cesso, imprecisão e falta de conhecimento, mais enganam do que esclarecem. Ou seja, o famoso greenwashing. Já estamos num início do processo de formalização e alguns anúncios já saíram de circulação ou foram refeitos.

Mas não é somente nas propagandas que as empresas devem tomar cuidado, pois esta é a parte final de um processo de desenvolvimento, fabricação, comercializa­ção, comunicação e venda de um produto ou serviço. A questão é se esta comunica­ção está realmente passando os valores da empresa, os processos e produtos dessa empresa mais sustentável ou que se diz sus­tentável.

O questionamento principal é se esse processo é sustentável ou mais sustentável. E se esse produto ou serviço é mais susten­tável. Uma empresa consegue ser totalmen­te sustentável? E seu produto também?

Esta questão está sendo muito discuti­da nas universidades e no mundo empre­sarial. Alguns teóricos colocam que esta tal da sustentabilidade é uma evolução natural das empresas. E que geralmente iniciamos com as questões internas de gestão dos processos, depois evoluímos para o desen­volvimento de produtos e posteriormente de novos negócios. No artigo “Por que a sustentabilidade é hoje o maior motor da inovação?”, de Nidumolu, Prahalad e Ran­gaswami (2009), os autores mostram cinco estágios que iniciam com o entendimento de respeito das normas como oportunidade de negócios até chegar à criação de plata­formas de “próximas práticas”, passando por cadeia de valor, produtos e serviços, negócios sustentáveis.

No Facebook aparecem posts inte­ressantes sobre produtos e serviços sus­tentáveis, inúmeros exemplos de ações interessantes. Ainda sem muita escala. Um exemplo é o Asap (As Sustainable as Possi­ble), uma plataforma de open innovation e crowdsourcing onde os usuários podem transformar suas ideias em produtos reais: www.asap.me. No Twitter temos também assuntos interessantíssimos sobre o tema, como o do post do Estadão, de que uma engenheira eliminou solventes em colas e criou produto sustentável: migre.me/cF2nE. Na Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), reunimos os profissionais para discutirem essas questões por meio dos encontros no Clube Abraps e nas atividades do GT Conhecimento.

Agora nós, como consumidores, pre­cisamos desenvolver em conjunto com as empresas, neste modelo de cocriação tão moderno e novo, produtos e serviços que efetivamente sejam mais sustentáveis. Te­mos ferramentas como essas citadas que servem de divulgação e de comunicação para cocriarmos produtos e serviços que sejam mais inclusivos, mais verdes, mais res­ponsáveis, lucrativos e que melhorem nossa qualidade de vida. Entendo que a mudança para processos mais sustentáveis dentro da empresa será responsabilidade da própria empresa e dos funcionários, sempre com ajuda dos profissionais com o conhecimen­to da área.

O desenvolvimento sustentável tão so­nhado pode e deve ser alcançado – o que falta é uma evolução nos muitos pontos do nosso desenvolvimento pessoal: autoco­nhecimento e consciência!

Marcus Nakagawa é sócio-diretor da iSetor, professor da ESPM e diretor-presidente da Abraps

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot