X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Projeto Loon, do Google, pode estar disponível para o público no ano que vem


O maior segredo da internet é que a maior parte do mundo ainda não tem acesso a ela. Mas, depois de um ano do lançamento e ainda com a possibilidade de um balão cair na sua cabeça, parece que o Projeto Loon finalmente estará disponível para conectar os 61% de seres humanos que ainda não têm uma conta no Facebook.

Desde o lançamento, em junho do ano passado, o projeto recebeu melhorias consideráveis sob a batuta do Google, chegando a um ponto em que as velocidades de conexão dele em áreas remotas da Nova Zelândia e do Brasil pode superar a da internet da sua casa. Falando com a Wired, Astro Teller, diretor do Google X, explicou o rápido desenvolvimento da empreitada:

“Esta é a menina dos olhos do Google X”, diz Astro Teller, que comanda esta divisão da empresa. “Os balões estão fornecendo agora dez vezes mais largura de banda, dez vezes mais dirigibilidade, e conseguindo ficar dez vezes mais tempo no ar. Este é o tipo de progresso que só pode acontecer algumas vezes mais até chegarmos num lugar problematicamente bom.” Há um ano, os balões geralmente flutuavam por no máximo alguns dias, e as velocidades de download eram, em média, de um ou dois megabits por segundo — comparável aos serviços com fio mais lentos disponíveis no mercado.

Agora, com a capacidade de enviar dados por LTE, os balões do Projeto Loon conseguem fornecer velocidades de download de 22Mbps até uma antena terrestre ou de 5Mbps diretamente a um dispositivo móvel. Teller tem esperanças de que, até ano que vem, o projeto conseguirá entregar internet para pelo menos uma parte do público em geral, com um agrupamento permanente de balões.

O Loon não é a única carta no baralho do jogo de criar um serviço global de internet, e nem mesmo é a única ideia do Google nesse sentido. Nos últimos seis meses, a empresa comprou a Titan Aerospace, uma empresa que produz drones, e está gastando entre US$ 1 bilhão e 3 bilhões para produzir e lançar 180 satélites que iriam levar internet a áreas ainda sem cobertura e de difícil acesso, de acordo com o Wall Street Journal.

Por que o Google está gastando tanto dinheiro para conectar o mundo? Mais pessoas para ver anúncios, mais dados para analisar, mas principalmente porque o Facebook está fazendo a mesma coisa. Ao menos, esta disputa entre empresas multibilionárias irá ajudar o mundo a se conectar muito mais rápido do que o esperado.

Atualização: O Google confirmou para nós as velocidades de download e disse que ainda está testando o projeto, e que “ainda vai levar algum tempo até que o serviço esteja disponível para as pessoas de maneira permanente”.

O post Projeto Loon, do Google, pode estar disponível para o público no ano que vem apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aabe twZBWfXIOhQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot