X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Provedores de internet dos EUA lançam sistema para combater pirataria


Os rumores do começo do ano se confirmaram: os cinco maiores provedores de internet dos Estados Unidos — Verizon, Comcast, AT&T, Cablevision e Time Warner — assinaram um acordo e criaram o Copyright Alert System.

O sistema, também conhecido como “six strike”, em referência aos três strikes do baseball, dá seis avisos ao usuário que está supostamente baixando conteúdo ilegal. Entenda como funciona.

Segundo o The Verge, “os alertas específicos e a ordem em que eles serão enviados ao usuário vai variar de provedor para provedor, os quais devem anunciar suas políticas específicas nessa semana”. Os programas da AT&T e da Verizon já haviam vazado no TorrentFreak em outubro e janeiro.

A AT&T vai começar mandando e-mails de aviso. Depois, na quarta e quinta vezes, alguns sites vão redirecionar para uma “página educacional” e os usuários terão que ver um pequeno tutorial antes de começar. Depois disso, na sexta e última vez, o alerta avisará que o dono dos direitos do conteúdo poderá processar o usuário e forçar a AT&T a entregar os dados do consumidor.

A Verizon não foge muito disso: os dois primeiros alertas serão feitos por telefone e e-mail; o terceiro e o quarto forçarão o usuário a ver uma página e confirmar que recebeu o alerta. No quinto e no sexto alertas vêm a diferença crucial: a operadora reduzirá temporariamente a velocidade de conexão para 256kbps por dois ou três dias. O usuário pode escolher entre ter sua conexão limitada imediatamente, daqui a 14 dias ou ainda pagar 35 dólares para que uma comissão confira se a denúncia procede — se ficar provado que o usuário não baixou nada ilegal, o dinheiro é devolvido.

Mas como funciona? Os provedores vão ficar vendo o que cada um dos usuários baixa? Não, são os donos do conteúdo que procuram o que está sendo pirateado. O The Verge explica:

A realidade não é tão Big Brotheriana nem tão high-tech assim. O sistema começa com os proprietários dos direitos autorais monitorando redes peer-to-peer, como o BitTorrent, e procurando seu próprio conteúdo nelas. Depois de encontrar uma cópia ilícita de Skyfall ou de Thriller, ele pode identificar o endereço IP e o provedor da pessoa que está hospedando o arquivo e reportar isso para o provedor. O provedor, então, procura o usuário em questão e lança um alerta.

Além disso, o Center for Copyright Information, órgão criado pelas operadoras, pela MPAA e pela RIAA, diz em seu vídeo de apresentação do sistema que não dará informações a terceiros dos usuários que estiverem pirateando.

E o que acontece depois do sexto aviso? Nada. Isso mesmo: nada. O diretor do CCI, Jill Lester, disse numa entrevista a uma rádio que, depois de um usuário ser advertido seis vezes, “nós não vamos mandar mais alertas, pois estes não são o tipo de consumidor que vamos atingir com esse programa”. Talvez isso ensine algumas pessoas que é ilegal baixar filmes e músicas, mas dificilmente os alertas vão acabar com a pirataria na Internet. [Center for Copyright Information via The Verge]

bbed B GtSflZQQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot