X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Qualcomm Ventures chega ao Brasil: saiba em que o fundo pretende investir


ecefe carloskokronA Qualcomm Ventures já atua no Brasil desde o primeiro semestre de 2012, mas ainda não fez nenhum grande investimento – apenas colocou US$ 100 mil na Zoop, que ganhou a edição local de um concurso do fundo.

Carlos Kokron, diretor da Qualcomm Ventures para a América Latina, conversou comigo sobre o que eles querem em uma potencial parceria de investimento. Uma palavra pareceu ser o foco de Carlos na conversa: mobilidade. “Queremos apostar em empresas que tornem as experiências móveis mais interessantes, mais ricas e nobres, que ajudem a remover barreiras”, contou.

Ele conta que o braço de investimentos da Qualcomm busca investir em startups que criem aplicativos, soluções e plataformas para empresas e usuários finais.

“É um leque bastante amplo”, conta. “Pode ser nas áreas de jogos, mapas, vídeos, comércio móvel, pagamento móvel… Tudo o que envolva mobilidade.”

A escolha da mobilidade como área de foco de investimentos está diretamente ligada ao negócio central da Qualcomm: tecnologias para tablets e smartphones, além de soluções que podem ser integradas a computadores. “Nossa ideia é avançar a computação móvel e fazer com que a pessoa não precise ficar pendurada na internet fixa ou no Wi-Fi”, disse Carlos.

Por enquanto, as redes de internet móvel não estão em estágio ideal no Brasil, e Carlos reconhece isso. “É uma questão de tempo, sabemos que está havendo investimentos na qualidade das redes e, com redes melhores, os aplicativos ficam mais ricos”, explicou o diretor.

Dois exemplos de investimento da Qualcomm Ventures são o Waze, aplicativo de mapas que ficou em evidência como alternativa aos mapas da Apple, e o Zoom.us, ferramenta de videoconferências pelo celular. “O Waze foi um investimento que fizemos em Israel e a empresa não para de crescer no mundo inteiro. A tecnologia é interessante, porque usa o crowdsourcing, a geolocalização, a mobilidade. É um exemplo de empresa do nosso portfólio”, contou Carlos.

defd waze

Waze, aplicativo que recebe investimentos da Qualcomm Ventures

A ideia no Brasil, diz o diretor, é apostar em empreendedores que estejam trazendo soluções novas ou adaptando soluções antigas. “Somos um fundo e, além do aporte de capital, trazemos conhecimento, contatos e clientes”, conta. Segundo ele, a ideia do fundo é trazer capital na fase em que “se você passar na porta do banco ele vai querer pedir outras garantias”.

O foco dos investimentos é minoritário e Carlos afirma que a Qualcomm Ventures acredita no investimento com outros fundos na mesma empresa, já que pensam que isso é positivo para o crescimento da companhia.

A operação local no Brasil do fundo acontece com recursos próprios e não existem metas de investimento. Carlos conta que a Qualcomm viu potencial no Brasil pela demanda local, pelo tamanho do país e pelo quão conectado o brasileiro é. “Existe essa fome e essa sede do brasileiro de usar a tecnologia e estar conectado. Também existem empreendedores resolvendo problemas e trazendo novas utilidades”, disse.

Para 2013, Carlos espera que o mercado brasileiro de startups seja melhor que 2012. “O capital semente é abundante, o que é bastante positivo, e não tenho razão nenhuma para achar que 2013 vai ser pior”, disse. “No ano passado, tivemos alguns lançamentos de empresas na bolsa e elas acabaram frustrando expectativas. Isso gerou um pouco de ressaca e agora as expectativas estão mais reais.”

E se fosse você?
Se fosse empreender hoje em dia, Carlos conta que investiria em setores como saúde e educação móvel. “São setores com cadeias de valor complexo, porque depende de muito mais do que o empreendedor”, contou. Segundo ele, iniciativas envolvendo mobilidade e saúde podem reduzir custos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Também gosto de áreas que são aumentadas pelo fato de você estar com a internet no seu bolso, que usam, por exemplo, a geolocalização. Essas soluções são bastante interessantes e podem ajudar a trazer mais publicidade para os celulares”, completou.

cb iKvKnOE

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot