X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

René Gruau: O gênio que trocou a espingarda pelo batom


ddaf rene

Um dia desses, numa cafeteria perto de casa, pedimos dois cafés e uns petiscos. O garçom, muito atencioso, prontamente trouxe as bebidas e deu a dica: “esperem um pouco, pois sairá uma nova fornada em 5 minutos”. No final, fiquei com a competência daquele garçom na cabeça: parecia óbvio que prestativo, rápido e cuidadoso, o sujeito tinha o feeling do “atendimento ao público” no sangue.

Meu palpite foi além: provavelmente ele seria bom trabalhando em qualquer área relacionada a isso. Fosse num café, num restaurante e (quem sabe) até numa agência. Afinal, conhecer o dia-a-dia é prática. Mas ter o tato (e os nervos) para atender alguém, são outros quinhentos. E tudo isso me fez pensar sobre uma dúzia de pessoas que, por pouco, não fizeram o que realmente gostariam de fazer.

Um caso é o do René Gruau.

ddaf rene

Filho de um militar italiano, tinha tudo para fazer carreira nas forças armadas. Mas com o fim do casamento dos pais, foi morar em Paris com a mãe. E lá teve toda a liberdade para fazer o que realmente queria: o oposto. Desenhar/Pintar para o mercado da moda. Um gênio, com talento nato para isso. Tanto é que antes dos 20 anos, já havia publicado ilustrações para a Vogue, Marie Claire e Lidel.

ddaf rene

Eu não entendo bulhufas de moda, mas sempre li artigos sobre o impacto do trabalho dele nesse mercado. O que é fácil de entender, visto pelo traço completamente autoral e o “Q” de arte que as ilustrações carregam. Foi ele que transformou em realidade as primeiras idéias de estilistas (na época ainda desconhecidos) como Christian Dior, Balenciaga, Elizabeth ArdenGivenchy.

ddaf rene

Chegou até a fazer anúncios. Primeiramente para a Dior. E depois que gostou da brincadeira, criou para outras gigantes, como Martini, Air France e Omega. Isso sem falar dos cartazes. Entre os mais importantes, está o clássico “La Dolce Vita”, do Fellini.

ddaf rene

ddaf rene

ddaf rene

Foi dono de um traço delicado e feminino. Do tipo “simples-complexo”. Coisa que poucos artistas conseguiram alcançar até hoje. Um ilustrador com alma de artista, que possui até trabalhos expostos no Louvre. Mas que tinha tudo para ter se tornado um militar. Irônico, não?

E você? Trabalha realmente com o que ama?

ddaf di
ddaf di

bd SmkrnSXyC

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot