Há alguns meses, circulam boatos sobre a próxima versão do Internet Explorer, que teria o codinome interno “Spartan”. Mas a sempre confiável Mary Jo Foley, do ZDNet, diz que o “Spartan” na verdade é um novo navegador da Microsoft, com visual semelhante ao Chrome/Firefox e suporte a extensões.
>>> Você odeia o Internet Explorer? A Microsoft tem um recadinho para você
Ela diz que este navegador estará presente no Windows 10, mas não vai substituir o Internet Explorer:
O Windows 10 (pelo menos a versão desktop) será lançado com Spartan e IE 11, dizem minhas fontes. O IE 11 estará lá por motivos de compatibilidade com versões anteriores. O Spartan estará disponível tanto para versões desktop e mobile (celular/tablet) do Windows 10, segundo as fontes.
E quais serão as novidades? Foley diz que o Neowin acertou os detalhes do navegador já em setembro: o Spartan terá suporte a extensões semelhante ao Chrome, em que é possível instalar complementos sem reiniciar o navegador.
Além disso, o Spartan “se parece muito com o Chrome, mas com o visual flat adotado pela Microsoft”. Do Neowin:
As guias para cada página são retângulos na parte superior e começam no canto esquerdo da janela… Há botões voltar, avançar e atualizar ao lado da barra de URL abaixo das guias, de forma muito semelhante à interface do Chrome.
Mary Jo Foley diz que o Spartan ainda renderizará páginas usando a engine Trident do IE, em vez do WebKit presente nos navegadores da concorrência. No entanto, ele deixaria para trás o código que o Internet Explorer vem acumulando na última década.